FOTO: Divulgação |
TEXTO: Sinval Paulino
A
Prefeitura da Serra apresentou um projeto para a construção de um túnel
sob a rotatória do hospital Dório Silva, além da construção de uma
praça de eventos e um estacionamento público na região, novas calçadas e
ciclovias, numa obra que vai melhorar o transporte público e agilizar a
ligação entre as principais vias do município.
De acordo com o
secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Tarcízio Bahia, que
preparou o anteprojeto para apresentar ao Ministério das Cidades, a
obra, orçada em R$ 61,2 milhões, vai desafogar o trânsito na região, por
onde chegam a circular 4 mil veículos por hora, agilizar a ligação
entre os terminais de Laranjeiras e Jacaraípe e acabar com os
estrangulamentos de trânsito que acontecem no local principalmente nos
períodos da manhã e da tarde.
Segundo ele, será uma obra no centro
econômico e dinâmico da Serra e que terá influência em outras regiões,
já que as avenidas ligadas à rotatória se conectam com as principais
vias do município, além de afetar positivamente o trânsito que vem de
Laranjeiras e que segue para o Civit. Dali, por exemplo, é possível
chegar ao hospital Jayme Santos Neves, a Manguinhos, a Jacaraípe e Nova
Almeida.
A obra vai começar na avenida Eudes Scherrer de Souza e
terá um mergulhão de 150 metros. O túnel propriamente dito terá uma
extensão de 200 metros, com três faixas e dois sentidos de direção, e
vai ter duas saídas, fazendo ligação com as avenidas Copacabana e Paulo
Pereira Gomes, de um lado, e com a avenida Civit, de outro lado. Cada
saída terá um mergulhão de mais 150 metros para chegar à altura das
avenidas.
Tarcízio Bahia explicou que, além de ter o resultado
imediato de melhorar o trânsito no local, retirando ônibus e caminhões
da rotatória, o projeto é a primeira etapa para a implantação do
corredor exclusivo de ônibus na Serra. Ou seja, trata-se de uma obra de
intervenção viária com efeitos imediatos sobre o trânsito e, ao mesmo
tempo, preparado para receber um projeto de mobilidade de grande porte,
como o BRT.
Além do túnel, o projeto prevê a construção de um
estacionamento público com capacidade para 200 carros e uma praça onde
poderão ser realizados shows, autos de Natal e outros eventos de
interesse da comunidade. Também há previsão de uma pista de skate e de
banheiros públicos no local. Tudo isso na parte central da rotatória,
que hoje é um terreno vazio e que tem uma área de 4.156 metros
quadrados.
O projeto está orçado em R$ 61,2 milhões, sendo R$ 57,5
milhões do Ministério das Cidades e o restante será a contrapartida do
município. A obra pode ser realizada em um prazo de dois anos, após a
apresentação do projeto, que dura cerca de seis meses e da licitação,
que pode ser feita em dois meses.
Serão construídos, ainda, 3,74
quilômetros de calçadas e 3,42 quilômetros de ciclovias, que serão
interligados ao sistema de ciclovias e ciclofaixas que já existem no
município.
Dados sobre o projeto
- A
intervenção toda terá uma forma de “Y”, com três mergulhões e vai ligar
as avenidas Eudes Scherrer de Souza à região do Civit e à região que
vai para Manguinhos e Jacaraípe, conectando-se com a ES-010.
- O túnel terá uma altura de 7 metros.
- Considerando dados do Censo do IBGE de 2010, a obra será feita numa região de influência de 100 mil pessoas.
-
Cada uma das três principais vias “despejam” cerca de 3 mil veículos
por hora nos horários de pico na rotatória. Nestes horários, 4 mil
veículos chegam a girar por hora nesta via, atualmente.
-
Estima-se que, em média, são feitas 130 mil viagens por dia na
rotatória. Por ali circulam diariamente cerca de 40 mil pessoas.
Fonte: Área técnica da Sedur
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