Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 17 de abril de 2016

EU AINDA SOU + BRASIL! POR MARCIO ZEPPELINI.


Coxinhas e Mortadelas. Uni-vos!

Sem paradoxos que possam ofender chefs de cozinha, já que acarajés também fazem parte da lambança gastrônomico-política deste berço esplêndido, apelo:

De que lado você está?
Não vou, neste texto, levantar qualquer bandeira pró ou contra Governo. Quero somente fazer uma reflexão sobre o que realmente estamos pleiteando nas ruas ou nas linhas alvianis e enfadonhas do Facebook.

Entre tantos que defendem o estado democrático ou o fim de um mandato federal que está nas miras da imprensa e da justiça, regateio: o buraco é mais embaixo do que as urnas ou os martelos empunhados nas togas do STF!

Queremos o que, afinal?
Parece conversa de comadre falando da vizinha. Ou discussão entre um ativista dos Direitos Humanos e uma vítima de violência urbana! Só que não!

Todos nós queremos a mesma coisa: Liberté, Egalité, Fraternité.

Não, não... não estou defendendo a França ou a Comunidade Europeia do Estado Islâmico. Estou falando de nós, brazucas do Florão da América, governados – ao menos por enquanto – por uma presidente eleita democraticamente que levanta a bandeira vermelha dos trabalhadores.

Governantes e governados levantam a flâmula verde-louro como símbolo patriótico de um povo brado e retumbante. Mesmo que neste verde-amarelo tenha um símbolo da Nike ou, pior, de uma entidade futebolística também assolada por denúncias de fraudes e corrupção, endossadas até por alguns de nossos próprios ídolos bons-de-bola.

Queremos Liberdade! Usufruir nosso Oiapoque-Chuí com direito a caipirinha, feijoada e pés-de-moleque. Sentir o vento potiguar bater nos pés num dia ensolarado. Enrolarmo-nos em cachecóis e sentir o cheiro do chimarrão com os ares frios soprados por nossos hermanos. Fazer adormecer nossa língua – não a Portuguesa – com o Tucupi, derretendo na sauna natural do Pará. Queremos pizzas paulistanas, gingado carioca, neve – e praia – catarinense, cheiro de mato amazonense, moquecas capixabas, arquitetura brasiliense. Queremos ir e vir com “réis” no bolso e saúde no coração.

Queremos Igualdade! Negros ou brancos; católicos, ateus ou Testemunhas de qualquer fé; Palmeirenses, corintianos, flamenguistas ou colorados. Coxinhas, esfihas ou pães com mortadela! Queremos ser todos iguais: perante a Lei, perante Deus ou à nossa mãezinha. Ao nosso vizinho. Ao nosso amigo. E ao nosso inimigo também. Afinal, igualdade não é necessariamente afeto. Pode até ser discordância! Discórdia esta que nos trará soluções. Desde que pacíficas, arraigadas de café, chimarrão ou uma gelada Heineken – desculpem-me, mas as cervejas não são todas iguais. E nem quero que sejam!

Queremos Fraternidade! Queremos laços fraternos como brasileiros que somos, todos no mesmo barco, remando (às vezes afundando) juntos. Da popa à proa, são 200 milhões de pessoas que enfrentam “marolas” e tempestades em alto mar. Juntos, unidos no futebol, desunidos nas urnas, gritando alto por um gol do Neymar, nem tão alto por uma decisão de um juiz do Supremo ou de uma Vara paranaense. Queremos voltar a ser irmãos de sangue e de raça, na pureza dos filhos deste solo, dos quais és mãe muito gentil.

Convenhamos: mesmo que a ”vida imite um vídeo”, não queremos PT, PSDB, PMDB ou a PQP nos dizendo o que “somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter”.

Queremos todos ter trabalho digno, pagando justamente nossos impostos.
Queremos todos nos divertir, com nossa família e amigos, livres de violência.
Queremos todos ter saúde e sermos tratados como seres humanos.
Queremos todos ter educação de qualidade – para nós e para nossos filhos.
Queremos todos ter segurança do presente e do futuro.

Queremos todos “um outro” Brasil.
Mas continuamos sendo +Brasil!

Afinal, entre outras mil, és tu, Brasil, a pátria amada!

Abraços sustentáveis
!

Marcio Zeppelini
Presidente do Instituto Filantropia, empresário, palestrante e eterno apaixonado pelo Brasil.

PS: é permitida a reprodução deste texto, desde que na íntegra e mantendo os créditos.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...