E os parklet chegam em terras capixaba!
Primeiro parklet de Vila Velha, na Praia da Costa: opiniões divididas pela falta de informação da proposta. - imagem PMVV. |
Como qualquer novidade em terra tupiniquim traz sempre certa polêmica, o parklet montado na Praia da Costa, em Vila Velha, não escapou da reação incompreendida dos nativos que circulam pela calçada.
.
De certa forma tal polêmica justifica-se pela falta de informações ou divulgação das discussões para regulamentação dessa moda mundial. Além disso, com falta de vagas para estacionamento pela cidade a ocupação de duas para esse fim causa certa revolta e incompreensão.
.
.
Mas afinal, o que são parklets?
Na verdade são pequenas praças construidas em espaços ociosos, ou não aproveitados. Inicialmente surgiram em áreas de estacionamento, como extensões das calçadas, em San Francisco (E.U.A), objetivando a criação de ambientes agradáveis para pedestres e ciclistas. Em geral a construção é feita por pessoa jurídica ou física embora sejam espaços públicos. Hoje tornou-se uma tendência mundial e no Brasil foram introduzidos pela ONG Instituto Mobilidade Verde que, em 2013, presenteou os paulistano com essa moda. Atualmente nem só de vagas de estacionamento "nascem" os parklets.
Por que a polêmica?
Como a iniciava é do setor privado, ou de pessoas físicas, que ocupam uma pequena área publica, uns acham discordam dessa "ocupação" privada de um espaço público. Outros já compreendem mais facilmente a proposta, não vendo problema algum do aproveitamento de uma pequena área publica ociosa, pelo setor privado, para uso público.
.
.
Bem, o objetivo é criar, pelas cidades, ambientes agradáveis, estilosos, bem decorados ou temáticos e criativos para o convívio social ou, simplesmente, para um descanso confortável.
Em Vila Velha os parklets foram regulamentados pela prefeitura e o primeiro fica em frente a hamburgueria
Golburger e possui um estilo underground, projetado pelo escritório de urbanismo e arquitetura Palete Parque.
O aconchegante e convidativo espaço, cuja arquiteta Priscila Ceolin possui o registro de responsabilidade técnica, possui grafites, hortas com temperos, flores, bancos e mesas para uma interação e convívio harmonioso e agradável.
O aconchegante e convidativo espaço, cuja arquiteta Priscila Ceolin possui o registro de responsabilidade técnica, possui grafites, hortas com temperos, flores, bancos e mesas para uma interação e convívio harmonioso e agradável.
Legalmente qualquer
cidadão interessado, ou empresa, poderá instalar um desde que preencha
os requisitos legais (normas técnicas, etc), arque com os custos de
implantação, manutenção...
Quer ter o seu parklet?
Interessados em construir um parklet, deixando claro que é sem direito de posse, poderão entrar em contato
com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade
(SEMDU).
2 comentários:
Boa noite,
Gostaria de uma retificação da reportagem.
O projeto não é da arquiteta Amanda Leão, e sim do escritório de urbanismo e arquitetura Palete Parque, no qual a arquiteta Priscila Ceolin, possui o registro de responsabilidade técnica emitido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES). Favor corrigir os créditos.
Palete Parque, agradecemos pela correção, visita e pelo belo trabalho desenvolvido.
Ádson Lima
Administrador do Blog.
Postar um comentário