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O Decreto nº
8.537/2015, publicado pela Presidência da República no
dia 1º de outubro, garante duas vagas gratuitas por viagem nos
modais rodoviário, ferroviário e aquaviário e outras duas com 50% de
desconto. A retirada do “Bilhete de Viagem do Jovem” deverá
ser feita até três horas antes da partida e, no ato da aquisição desse, o jovem
poderá solicitar o bilhete de volta mas, para isso, deverá apresentar a Identidade
Jovem – que comprova a baixa renda, acompanhada de documento com foto.
A Resolução nº 5.063/2016, que regulamenta essa
gratuidade para o jovem de baixa renda no transporte rodoviário e ferroviário
interestadual regular de passageiros foi publicada pela Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União (DOU)
no último dia 31 de março estando em vigor desde essa data.
As empresas não poderão negar o beneficio aos jovens e, caso
isso ocorra, deverá entregar ao beneficiário solicitante um documento que
indica a hora, data, local e motivo da recusa. Se os assentos destinados a este
público não forem ocupados, as empresas poderão vender os bilhetes e deverão
informar a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Antaq
(Agência Nacional de Transportes Aquaviários) relatório de movimentação
de passageiros com acesso a esses benefícios.
O bilhete será nominal e será identificado como gratuito ou com
desconto cabendo aos beneficiários o pagamento das taxas de embarque cobradas
pelos terminais.
É preciso ficar atento, pois só terão direito ao beneficio
aqueles que tiverem com a Identidade Jovem dentro do prazo de validade e
apresentar o documento de identidade com foto.
A Identidade Jovem é emitida para jovens entre 15
e 29 anos, de família que recebe até dois salários mínimos e está
inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Passageiros que observarem qualquer irregularidade ou que
tiverem dúvidas, sugestões, ou elogios, podem entrar em contato com a Ouvidoria
da ANTT pelos seguintes canais de atendimento:
Telefone 166;
E-mail ouvidoria@antt.gov.br;
Site www.antt.gov.br (na “aba”
Fale Conosco) ou
Pessoalmente, nos pontos de
atendimento da ANTT, nos terminais rodoviários.
FONTE: Ministérios dos Transportes
Um comentário:
Muito obrigado pela informação, minhas filhas adorarão!
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