Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 10 de janeiro de 2016

TUBARÃO SUBMARINO: SURPREENDENTE E POLÊMICO!

Cena do polêmico documentário  sobre o Tubarão Submarino. 
Os tubarões estão ocupando os noticiários com suas aparições e ataques, no litoral brasileiro, neste verão. Os casos mais recentes ocorreram na belíssima Fernando de Noronha e na ilha de Guriri, em São Mateus, município localizado no norte do Espírito Santo.

Os dois fatos surpreenderam por ocorrerem em áreas onde não se tinha registro de ataques de tubarão. Em Fernando de Noronha o ataque ocorreu no último dia 21, na Praia do Sueste e a vítima foi um turista do Paraná (33 anos), que mergulhava. Ele perdeu a mão e parte do braço. Já no Espírito Santo, o ataque ocorreu no último dia 07, na praia de Guriri, e a vítima foi um professor do Ifes, enquanto surfava. Felizmente o tubarão só conseguiu morder um pedaço da prancha o que possibilitou a fuga desesperada  da vítima. Acredita-se que a aparição desse tubarão deve-se a mudança climática e por causa da lama de Mariana, que nesta data atingiu o sul da Bahia e o arquipélago de Abrolhos, provocando desvio de rota e aproximação da costa. 

Os tubarões sãos espécies fascinantes, temidas e que mexem com o imaginário humano. Tal fascínio foi reforçado em 1975, com "Jaws" (tubarão), um clássico do cinema, realizado por Steven Spielberg e que despertou o medo por essa espécie em muitas pessoas.

Recentemente um documentário vem cumprindo bem esse papel e reiterando esse medo, despertando criticas nas redes: verdade ou ficção? Segundo críticos, trata-se de um Mockumentary (mock = imitar e documentary = documentário), ou seja: uma história que mistura realidade + ficção. Já falamos sobre isso no post sobre o polêmico documentário "Sereias" que vale a pena conferir. 

Bem, controvérsias a parte, também recomendo que assistam A Ira do Grande Tubarão Submarino, que posto abaixo, e tirem suas próprias conclusões. Verdade ou não, é surpreendente e fascinante: é o imaginário levado ao extremo! 

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...