Cena do polêmico documentário sobre o Tubarão Submarino. |
Os dois fatos surpreenderam por ocorrerem em áreas onde não se tinha registro de ataques de tubarão. Em Fernando de Noronha o ataque ocorreu no último dia 21, na Praia do Sueste e a vítima foi um turista do Paraná (33 anos), que mergulhava. Ele perdeu a mão e parte do braço. Já no Espírito Santo, o ataque ocorreu no último dia 07, na praia de Guriri, e a vítima foi um professor do Ifes, enquanto surfava. Felizmente o tubarão só conseguiu morder um pedaço da prancha o que possibilitou a fuga desesperada da vítima. Acredita-se que a aparição desse tubarão deve-se a mudança climática e por causa da lama de Mariana, que nesta data atingiu o sul da Bahia e o arquipélago de Abrolhos, provocando desvio de rota e aproximação da costa.
Os tubarões sãos espécies fascinantes, temidas e que mexem com o imaginário humano. Tal fascínio foi reforçado em 1975, com "Jaws" (tubarão), um clássico do cinema, realizado por Steven Spielberg e que despertou o medo por essa espécie em muitas pessoas.
Recentemente um documentário vem cumprindo bem esse papel e reiterando esse medo, despertando criticas nas redes: verdade ou ficção? Segundo críticos, trata-se de um Mockumentary (mock = imitar e
documentary = documentário), ou seja: uma história que mistura realidade + ficção. Já falamos sobre isso no post sobre o polêmico documentário "Sereias" que vale a pena conferir.
Bem, controvérsias a parte, também recomendo que assistam “A Ira do Grande Tubarão Submarino”, que posto abaixo, e tirem suas próprias conclusões. Verdade ou não, é
surpreendente e fascinante: é o imaginário levado ao extremo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário