Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 4 de agosto de 2013

1ª CONFERÊNCIA DE CULTURA DA SERRA: SEM DÚVIDA, UM MARCO HISTÓRICO DA CULTURA SERRANA.

Foto: Levi Basílio

Artistas, gestores e produtores culturais encerraram ontem a 1ª Conferência Municipal de Cultura da Serra, presidida pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), que também é responsável pela organização e funcionamento, que foi realizada na Escola Municipal Professora  Iolanda Scheneider, no bairro Porto Canoa, com o tema "Uma política de Estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura". 
Foto: Levi Basilio
O evento teve início na sexta feira, às 18h, com o credenciamento e contou com a participação de autoridades do município, exposição da metodologia da conferência, aprovação do Regimento e apresentação cultural, encerrando às 20h30. Ontem (sábado), o evento teve início com credenciamento das 8h às 9h30, distribuição dos grupos de estudos, de acordo com a metodologia do Ministério da Cultura (Minc), apresentação e apreciação das propostas de áreas e eleição dos delegados para a III Conferencia Estadual e Nacional de Cultura que encerrou às 17h. A ausência do representante do Minc, Marcelo Velloso, que faria a palestrar sobre o Sistema Nacional de Cultura, que está sendo formado por adesão dos estados e municípios, foi justificada. Em julho a Setur assinou o Acordo de  Cooperação Federativa com o Governo Federal,  aderindo ao Sistema.
Foto: Levi Basilio

No credenciamento os participantes escolhiam um dos quatro grupos de estudos, sendo eles: Sistema Municipal de Cultura, moderado por Cleima Lima Rabelo (Especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela UFMG e Bibliotecária do Centro de Documentação e Memória da Casa do Cidadão PMV/ES); Diversidade Cultural, por Orlando Lopes (do Departamento de Línguas e Letras da UFES, poeta, pesquisador, professor e ativista cultural) e Fábio Carvalho (músico, educador e agitador cultural); Cidadania e Direitos Culturais, por André Malverdes (do Departamento de Arquivologia, da UFES) e Cultura e Desenvolvimento, por Rodrigo Sabará (ator, diretor, dramaturgo e produtor).
Foto: Levi Basilio

Durante a apresentação e apreciação das propostas dos grupos constatou-se que a criação da secretaria exclusiva de cultura e a construção de espaços culturais no município forma citados em todos os grupos, o que reitera a velha insatisfação dos artistas locais que consideram relevantes as duas propostas para o fortalecimento e o desenvolvimento cultural na Serra.


Foto: Levi Basilio

No final, foram eleitos os delegados para a III Conferencia Estadual e Nacional de Cultura, sendo eles: titular da sociedade, Rogério Martins (presidente do Conselho Municipal de Cultura da Serra) e, suplente, Rodrigo Sabará. Do Poder Público: Flávio Serri (Secretário de Cultura da Serra) e Josinete Braga Borges (Diretora de Cultura), como representante suplente.
Foto: Levi Basilio

A 1ª Conferência foi uma oportunidade ímpar para a classe artística serrana. Como disse o escritor e poeta, Levi Basílio, foi sem dúvida “um marco na história da cultura do município da Serra, dois dias intensos de debates, estudos e decisões, para as Conferências Estadual e Federal”. Pela primeira vez a cultura na Serra recebeu a atenção merecida onde os participantes, democraticamente, manifestaram suas insatisfações e propuseram alternavas para incrementar e consolidar um movimento cultural sério, transparente e profissional. 
Foto: Levi Basilio

Consideramos o resultado dessa primeira conferencia como positivo e é fato que a participação de artistas locais poderia ser maior, mas isso não prejudicou os trabalhos que foram desenvolvidos por uma plenária representativa, com profissionais de várias áreas e composta pelo poder público e a sociedade civil. 
Foto: Levi Basilio
O evento ocorreu em conformidade com o Decreto 2832 , que convoca a 1ª Conferência Municipal de Cultura e faz parte dos objetivos do encontro discutir a cultura nos contextos nacional, estadual e municipal, nos seus aspectos da memória, de produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania; promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas e também propor estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável.
Foto: Levi Basilio
No mesmo dia da Conferência (03/08), a Prefeitura da Serra, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), realizou uma plenária pública para debater junto à população as ações do Governo Municipal que irão compor o Plano Plurianual (PPA) 2014/2017. O evento, que foi realizado das 8h às 12h, no auditório da UCL, campos Manguinhos, contou também com a participação de artistas, produtores e ativistas culturais, bem como a do Secretário Municipal de Cultura, Flávio Serri, que defenderam e garantiram os interesses da cultura no PPA.
Foto: Adriano Clemente
O PPA é uma importante ferramenta de planejamento da gestão pública, previsto na Constituição Federal. Nele são estabelecidas, a médio prazo, as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pela gestão durante o mandato.

Foto: Adriano Clemente
Juntamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) integra o sistema orçamentário brasileiro, previsto nos artigos 165 a 169 da Constituição Federal.

E NA PRÓXIMA TERÇA: 
19h SERÁ
 

Um comentário:

Unknown disse...

Muito triste saber que este casarão esta entregue ao tempo, um excelente ponto de cultura, esporte e laser na serra jogado as traças. Quando isso vai mudar?

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...