Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sábado, 14 de maio de 2016

PALEOTOCA DE 100 METROS DE EXTENSÃO, NA AMAZÔNIA!

Você já ouviu falar em Paleotoca?

Imagem da Internet.
Para os desinformados, como eu, trata-se do que muitos achariam ser uma caverna e, na verdade, é uma toca de animal. Pois é, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil anunciaram, em 2015, a descoberta da primeira toca de preguiças gigantes da região amazônica, extintas há milhares de anos na América do Sul. 

A "caverna" já era conhecida por moradores da região de Ponta do Abunã, em Rondônia, mas não havia sido classificada como paleotoca, ou seja, túnel cavado por animais extintos. Essa paleotoca, segundo os pesquisadores, existe há pelo menos 10 mil anos e tem, no mínimo, 100 metros de extensão. As marcas de garra existentes na toca é uma das provas de que ela foi escavada por espécies de grande porte, por animais que, hoje, não existem em nossa fauna.

As Paleotocas podem ser encontradas em todo o território brasileiro, mas é encontrada com mais frequência nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que juntos somam mais de 600 tuneis feitos por animais gigantes pré-históricos.

Um comentário:

Unknown disse...

bom dia existe alguma maneira de visitar a paleotoca como turista?

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...