Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SÍTIO CASARÃO PODERÁ SER TOMBADO COMO PATRIMONIO IMATERIAL!

Sítio Casarão: mais de 50 anos no
 imaginário da comunidade.
Quando iniciamos a luta em defesa da preservação do Sítio Casarão o Instituo Estadual do Meio Ambiente (Iema) abriu um processo na Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para análise da possibilidade de tombamento do sítio.

O complexo Sítio Casarão envolve questões culturais, ambientais, arquitetônicas, paisagística e imagética e, por conta disso, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) ficou na dúvida para qual câmara encaminhar o processo. O CEC é organizado por Câmaras, sendo elas: Câmara das Artes Cênicas; Câmara das Artes Visuais; Câmara de Artes Musicais; Câmara de Audiovisual; Câmara de Literatura e Biblioteca; Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos; Câmara de Patrimônio Ecológico, Natural e Paisagístico e Câmara de Bens Imateriais.
No primeiro momento foi entregue a Câmara de Patrimônio Arquitetônico que reconheceu o potencial do sítio e do intrigante casarão, recomendando sua preservação e que a análise para tombamento fosse feita pela Câmara de Patrimônio Ecológico, Natural e Paisagístico, tendo em vista que o casarão não possui elementos arquitetônicos suficientes para tombamento mas sim, paisagístico. O conselho aceitou o parecer e a recomendação.
Mistérios e segredos fazem parte da história do
Sítio Casarão.
No dia 22 de agosto, conselheiros do CEC realizaram uma visita técnica ao Sítio Casarão para conhecer melhor suas particularidades e, no dia 06 de outubro, a Câmara de Patrimônio Ecológico, Natural e Paisagístico apresentou seu parecer, recomendando que o tombamento do Sítio Casarão fosse analisado também pela Câmara de Bens Imateriais e, se essa for favorável ao tombamento, as duas Câmaras fariam a recomendação juntas. O conselho foi unânime e votou a favor do parecer.
Guilherme Manhães, da Câmara de Bens Imateriais, disse que ficou surpreso quando conheceu a história e as particularidades do Sítio Casarão e considerou o seu legado imagético muito forte e importante para as comunidades em seu entorno, o que ficou claro e bem registrado na Analise Critica da Consulta Pública do Sítio Casarão, disponível neste Blog e entregue aos conselheiros.
O CEC é um órgão consultivo vinculado a Secretaria de Estado da Cultura - Secult. É responsável pela normatização, deliberação e responde a demandas oriundas da sociedade, procurando integrar as ações de Política Cultural do Estado do Espírito Santo.
SAIBA MAIS!

Patrimônio Histórico é todo bem, material, natural ou imóvel, que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.

Preservar os patrimônios históricos da humanidade é uma preocupação mundial e isso pode ser assegurado por meio de Leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais do patrimônio tombado.
Você sabia? Nossa panela de barro foi  o primeiro
patrimônio cultural imaterial tombado pelo Estado brasileiro.
Um imóvel tombado não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Ele passa por processo de restauração, que preserva preservar suas características originais da época em que foi construído.
MAS O QUE É PATRIMONIO MATERIAL E IMATERIAL?

Patrimônio imaterial são danças, festas, culinárias, contos, casos, etc. e patrimônio material são prédios, acervos de museus, bibliotecas, etc.



SAIBA MAIS, CLIQUE AQUI!

Um comentário:

Unknown disse...

Não ha recentemente nenhum informativo, sobre o casarão. Ele foi tombado? Reformado? Abandonado? Demolido? E um valor histórico, só no Brasil pra estar deste jeito. Políticos, empresários, imprensa, astistas, historiadores, astistas, nos todos, vamos mudar está pagina. E por favor informem atual situação.

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...