Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

terça-feira, 10 de outubro de 2017

ENCONTRO REÚNE EX ALUNOS DA BANDA MARCIAL DO COLÉGIO ESTADUAL, DE VITÓRIA!


Por Ádson Lima

Em clima de muita festa e recordações, aconteceu em Jacaraípe, na Serra, nos dias 7 e 8 de outubro, o 2º Encontro de Ex-alunos da Banda Marcial do Colégio Estadual de Vitória

Muitos não se viam a mais de 30 anos e esse foi o segundo encontro (o primeiro ocorreu em Vila Velha, no ano passado), que reuniu cerca de 30 ex-alunos, com seus familiares e amigos, sendo uma grande oportunidade que possibilitou matar a saudade, rever os amigos e relembrar do tempo em que todos eram "tão jovens". 

Trata-se na verdade de uma viagem ao passado onde adolescentes, na época, se reencontram hoje acompanhados de esposa e filhos.


A Banda do Colégio Estadual chegou a ter mais de 100 integrantes, representou o Estado em concursos nacionais de Bandas e Fanfarras em Pernambuco e consagrou-se campeã nacional em 1990, em São Paulo.

Em 1993 foi extinta por falta de recurso público. 


As Bandas foram importantes na vida de muitos estudantes, pois aprendiam teoria musical e leitura de partituras. Além disso, elas contribuíam com o desenvolvimento da concentração, disciplina, melhora no raciocínio e no aumento da criatividade. Por ser uma estrutura coletiva, ajudava na formação do aluno dentro de um processo de socialização.


Os participantes dessas bandas tinham grande oportunidade de conhecer o Estado de norte a sul e interagir com alunos de diversas partes do Brasil. 

Esse encontro é um momento relevante que resgata um pouco da história das Bandas e Fanfarras e suas contribuições na educação. 
Muitos alunos hoje tocam na banda da Polícia Militar ou vivem de música dando aula, participando de pequenos grupos e orquestras. 

Na Grande Vitória ainda temos bandas relevantes, embora sem muitos recursos, como a do Colégio Talma Sarmento, de Campo Grande - Cariacica, a Banda Musical Alvimar Silva, de Vitória e Banda Musical Costa e Silva, de Guarapari
No Estado ainda ocorrem concursos importantes como o Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (CONFABANI), realizado em junho, em Vila de Itapemirim e o Concurso de Fanfarras e Bandas de Presidente Kennedy (CONFABAP), em Presidente Kennedy, cujo próximo será no dia 18 de Novembro, na Praia de Maroba, no referido município.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sim eu fiz parte desta Banda que para nós ex alunos sempre será a melhor do Brasil. Tempos felizes que só quem viveu sabe.Uma coisa é certa, ela viverá eternamente em nossos corações.Lu Costa

Sítio Casarão disse...

Também fiz parte da banda e além do aprendizado musical e disciplinar por meio dela conheci o Estado de norte a sul e fiz várias amizades.

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...