Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

terça-feira, 30 de julho de 2013

SÃO MATEUS: CRIADO O CINECLUBE PORTO - POR MAIS VIDA E VIVÊNCIA, NO PORTO!!!

Somente juntos somos realizações: a cultura se organizando de norte a sul, do Estado!    -    Foto: Mecenas

Neste fim de semana estive em São Mateus acompanhando o meu amigo Luciano Guimarães, Diretor de Memória do Conselho Nacional de CineClubes, Articulador do Movimento Cineclubista na Região Norte; fundador e integrante do Cineclube EcoSocial, de Águia Branca e filiado a Federação Internacional de Cineclubes, que ministrou a Oficina de Formação e Gestão de CineClube, para os diversos parceiros que desenvolvem atividades culturais no Sítio Histórico Porto de São Mateus, no norte do Espírito Santo.


O resultado da oficina resultou na criação do Cineclube Porto, com a participação especial de vários parceiros: Movimento Sama Jovem; Ponto de Cultura Dendê; Cais Dourado; A Porta do Tapete Voador; SamaBreak, os produtores locais Gege do Molejo Sensual, Raphael Verly, Mestre SidrônioHeliel Capoeira, entre outros... os convidados Néia, do Quilombo São Jorge de Nova Viçosa-BA e eu, Ádson Lima, Diretor Cultural do Grupo de Desenvolvimento Humano e Ambiental Instituto Goiamum e integrante do grupo de voluntários Amigos do Sítio Casarão.

Oficina de Formação e Gestão de Cine Clube: Néia, Mestre Sidronio e Gabriela dos Santos.     Foto: Mecenas.

A iniciativa partiu da necessidade de alguns parceiros e foi “materializada” pelos educadores locais Mecenas e Pyo Lopes


 UM PORTO HISTÓRICO QUE PRECISA DE MAIS, VIDAS!



Oficina de Formação e Gestão de Cine Clube: Heliel Capoeira, Néia, Mestre Sidronio e Gabriela dos Santos -  Foto: Mecenas.

O antigo porto, marco histórico do desenvolvimento da economia da região do Cricaré, é uma referência para o turismo da cidade de São Mateus. Os turistas passam pelo local, mas, por falta de atrações não permanecem. Tiram fotos para registrar a estada e logo se vão. Isso traz certa insatisfação para os artistas do porto, pois acreditam no potencial da área e torcem para que se torne um centro de referência e de vivência cultural, gastronômica e social da cidade, agregando mais valor para a sua história e contribuindo para o desenvolvimento social dos moradores da região. O porto precisa de mais vida!


Para os artistas, o Sítio Histórico Porto de São Mateus apresenta alguns problemas estruturais que necessitam de imediata atenção, pois comprometem o potencial do local. Os turistas deveriam ter mais o que ver e fazer no Porto, mas somente fotografar a paisagem e partir. A falta de vivência no belíssimo cenário impede a divulgação e propagação da nossa cultura, culinária, arte, história... Nem mesmo o AfricaBrasil Museu Intercontinental, que possui o maior acervo do mundo em arte tribal africana, localizado próximo da entrada do Sítio Histórico, contribuí efetivamente com a movimentação do local. O museu, de propriedade privada, tem um custo com o qual o seu proprietário não consegue arcar para mantê-lo funcionando, enquanto não se chega a um acordo com o poder público, fica praticamente fechado.
Porto de São Mateus: Pyu Lopes, Luciano Guimarães, Ádson Lima e Pretinha Borges.    Foto: Mecenas
O Sítio Histórico Porto de São Mateus é um lugar repleto de história material e imaterial. Os turistas, em um primeiro momento, se encantam com as belezas dos imponentes e coloridos casarões, mas basta buscar por banheiros que a realidade dos bastidores é revelada com muita tristeza. Adentrando as históricas edificações, descobrimos que muitos necessitam de manutenções (reforma dos telhados, pisos, forros...) e, o mais preocupante, é a falta de banheiros dignos para os turistas, já que isso compromete, e muito, a permanência dos mesmos por muito tempo no local. 

Bairro Aroeira: visita técnica e articulação para a criação de mais um cineclube em São Mateus.  Foto: Mecenas
Muitos artistas e grupos, a maioria jovens, cheios de energia e criatividade, promovem seus ensaios em espaços que ocupam nos casarões históricos. São grupos de dança, teatro, audiovisual, capoeira... As idéias e propostas para fomentar a cultura, dar mais vida ao local e aumentar a movimentação e permanência dos turistas e moradores no Porto não faltam. Mas assim como em qualquer outro lugar, falta interesse do poder público para apoiar e investir em políticas públicas. Mas isso não é o suficiente para desestimular e acabar com os sonhos desses guerreiros. Para eles, com boa vontade e colaboração de todos é possível tornar o velho Porto de São Mateus em um tradicional espaço cultural, cheio de atrações e manifestações artísticas, pois referência turística já é só lhe falta mais, vida!

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...