Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

segunda-feira, 11 de março de 2013

AFONSO CLÁUDIO SEDIOU O 4º ENCONTRO ESTADUAL DE CINECLUBES-ES!



Depois de reinaugurar, no último dia 1º, o Centro Cultural José Ribeiro Tristão, maior teatro com capacidade de público do interior do estado, Afonso Claudio recebeu destaque novamente neste fim de semana com o 4º Encontro Estadual de Cineclubistas do Espírito Santo

A abertura do encontro foi marcada com a apresentação musical dos alunos da ADL e estiveram presentes Paulo Falqueto, Secretário de Cultura e Turismo de Afonso Cláudio, Cirrê, representante da Subsecretaria de Cultura de Itaguaçu, Orlando Lopes, Secretário de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, Sigmundo Berger, diretor da Associação Diacônica Luterana, Saskia Sá, representando o Conselho Nacional de Cineclubes, Leonardo Almenara, presidente da Organização dos Cineclubes Capixabas, Mariza Teixeira, da Associação de Cineclubes de Vila Velha, Sebastião Ribeiro (Tião Xará) percussor do movimento, na década de 80 e representantes de cineclubes de várias municípios capixaba.
  
No encontro, cineclubistas da nova geração compartilharam experiências e perspectivas com os percussores do movimento no estado. Luciano Guimarães de Freitas, integrante da Comissão Organizadora do Encontro, ressaltou a importância da participação dessa nova geração ``Hoje quem está a frente do movimento cineclubista capixaba é a nova geração de jovens, dos cineclubes que surgiram nos últimos anos. O surgimento da organização é um reflexo desse momento efervescente e temos tudo o que precisamos para reforçar essa luta”.

Saskia Sá informou que hoje existem mais de 500 cineclubes associados no país e destacou a importância da rearticulação do movimento “é importante que os cineclubes associem-se  a entidade nacional (CNC) e estadual, não somente para conectar-se mas também integrar-se as discussões que permeiam os cineclubistas de todo país e do mundo, trocar acervo e, principalmente, pensar ações coletivamente pois essa rede cineclubista é muito importante para a articulação, precisamos nos unir, agir juntos”, disse.

Para Orlando Lopes, a incorporação da prática cineclubista a ações e projetos da universidade é muito importante “para isso, estamos reconfigurando a gestão do Cineclube Metrópolis, cuja programação priorizará as produções brasileiras e independentes”, informou.

Durante o encontro foram encaminhadas e sistematizadas as propostas procedentes dos GT's que visam as formas de atuação e estratégias de ação do movimento cineclubista capixaba. Além disso, foram distribuídos aos participantes Kits de DVDs do cineclube Deserto Verde e Circuito Cultural, do Cine Kbça.

Os participantes aproveitaram a ocasião e manifestaram repúdio a nomeação do deputado Marco Feliciano como novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.  Nasceu assim o movimento #forafeliciano, sugerido pela OCCa e fervorosamente apoiado e construído pelos cineclubes de todo o estado.

O encontro aconteceu no período de 8 a10 de março, na Associação Diacônica Luterana- ADL ,que fica no distrito de Serra Pelada, em Afonso Cláudio.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...