Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FEIJÃO CRU MATA RATOS? VERDADE OU MENTIRA?



Mais um dos milhares de e-mails que circulam pela net e que faz, pelo menos os mais sensatos e atentos, refletirem sobre sua veracidade.

Bem, resolvemos pesquisar essa história e chegamos à seguinte conclusão:

Em 1994  pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), analisaram quatro tipos de feijão buscando identificar seus valores nutricionais e antinutricionais e, de fato, constataram que as substancias antitripsina e a lectina, existentes em todos os feijões, provocaram a morte das cobaias (ratos). Vale ressaltar que essas duas substâncias, embora tóxicas, são neutralizadas durante o processo de cozimento do feijão e, ao contrario dos roedores, são digeridas pelos seres humanos. 

Com base nessa pesquisa, alguém, ou até mesmo a agrônoma Christiane Reygime, citada no e-mail e que não podemos afirmar existir e ser a autora da mensagem, divulgou o resultado da descoberta de um veneno ecológico para matar ratos.

A MENSAGEM QUE CIRCULA NAS CAIXAS DE E-MAIL:

O feijão é um veneno infalível e sem contraindicação para crianças, animais domésticos e enxeridos. "Funciona. Os ratos que driblavam os meus cães caíram na besteira de provar aquele montinho cheiroso e sedutor. Bastou provar para sentir-se "cheio", bem satisfeito com a degustação. “Foram dormir e quando acordaram estavam mortos”, disse o cidadão - Como assim acordou e estava morto?!

MODO DE PREPARO


A agrônoma Christiane Reygime disse que para preparar basta pegar uma xícara de qualquer feijão cru (sem lavar), colocar no multiprocessador, ou liquidificador (sem água), e triturar até virar uma farofa bem fina. Mas sem virar totalmente pó. Deve-se colocar em montinhos (uma colher de chá) nos cantos do chão, perto das portas e janelas, atrás da geladeira, do fogão, atrás de tudo. Até na entrada ou saída daquele cano que vem da rua e vai para o quintal ou do chão até ao apartamento. 


O RATO MORRE


A agrônoma relata que o rato come a farofa. “Eles acham uma delícia. Depois, de barriga cheia, vão dormir. E aí é que eles se ‘ferram’. O organismo dele não digere o feijão (cru), causando envenenamento natural por fermentação. Os ratos morrem em até três dias", diz ela.


Um detalhe, segundo Christiane Reygime, chama atenção. “Ao contrário dos tradicionais venenos, racumim, por exemplo, o rato morre e não contamina animais de estimação, que muitas vezes morrem por terem comido o rato envenenado. E a quantidade de feijão que ele ingeriu e morreu é insuficiente para matar um cão ou gato, mesmo porque estes gostam de matar para comer. Mas morto eles não comem.” 


NÃO TEM CONTRA-INDICAÇÃO 


A agrônoma diz que se tiver crianças pequenas (bebês) ainda engatinhando, que colocam tudo na boca, não faz mal algum, pois o feijão para o ser humano, mesmo cru, é digerido. 

FONTES:


7 comentários:

depaula disse...

Peço que não divulguem textos anonimos sem checar antes. Este do raticida ecológico é mais uma lenda urbana e perigosa. O feijão pode ser veneno sim,...para ratos e qualquer outro animal, inclusive humanos.

BETH disse...

PERIGO:: feijão cru tem enzimas que podem matar o rato, o gato, o cachorro e até a criança ou um homem, portanto na hora de utiliza-lo como raticida, use com cuidados, em locais onde um animal ou uma criança não tenha como pegar. Prof. de Química Elizabeth.

Anônimo disse...

Tem risco sim para animais domésticos e seres humanos, dependendo da quantidade ingerida pode nos levar à óbito. O maior problema fica por conta de crianças, aliás somente elas comeriam isto, pois nem animais domésticos e nem os ratos iriam comer farelo de feijão, a natureza é sábia e não é a toa que eles estão vivos a milhares de anos, e o instinto os mantêm afastado destas substâncias nocivas naturais. Infelizmente isto é uma verdade, mas distorcida. Algum doido pegou os dados de uma pesquisa sobre a toxicidade do feijão e tirou suas próprias conclusões, espalhando esta falácia toda aí, rsrs.
Abçsss...

Unknown disse...

Se misturar com alguma coisa que ele goste, ele come sim, misture com nescau que é doce, coisa do tipo.

Unknown disse...

Vou testar hoje, vamos ver se funciona... tem uns camundongos me incomodando há tempo 😂😂

Unknown disse...

Funcionou?

Edsongeo disse...

Vou verificar...

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...