Para tentar salvar a banana da extinção, cientistas franceses seqüenciaram, pela primeira vez, o genoma de uma musa acuminata, uma das duas variedades selvagens da fruta que deram origem às que consumimos hoje, localizando os genes que conferem à planta defesas contra seus inimigos, pragas.
A banana sofre ameaças de diferentes pragas e doenças e pode, até mesmo, desaparecer, como já apontam estudos científicos recentes, devido à sua baixa resistência a doenças.
A banana desaparecerá em 10 anos se não for encontrado um híbrido geneticamente modificado que combata a Sigatoka negra, doença que coloca em perigo plantações da América Central, África e Ásia. A afirmação faz parte de um estudo publicado hoje. "Podemos estar certos de que a 'Sigatoka' não perderá sua batalha", afirmou Emile Frison, um dos redatores do estudo e diretor da Rede Internacional para o Aperfeiçoamento da Banana e Plátano (INIBAP), com sede em Montpellier (França). "Logo que é obtido um novo fungicida, as doenças desenvolvem uma maior resistência", declarou Frison.
FONTE: Terra Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário