A bela lagoa Juparanã, em Linhares - Foto: Alberto Gonçalves |
Foto: O Patim |
A Lagoa Juparanã é o principal cartão postal da cidade de Linhares, no Espírito Santo. Com 90 km de perímetro, 38 km de comprimento por 3 a 5 de largura, possui 63.722.900 metros quadrados de espelho d'água e profundidade máxima de 30m.
Seus contornos são de sinuosidade incomparável, dezenas de praias límpidas e serenas, áreas para camping, enseadas fantásticas, pôr-do-sol de beleza poética e propícia a variados esportes náuticos. A lagoa também entra nos municípios de Rio Bananal e Sooretama.
É a maior lagoa do Brasil em volume de água doce e a segunda maior em extensão geográfica. O acesso é pelo km 137 da BR 101 norte, a 10 km do centro da cidade.
Ao norte da Lagoa Juparanã, encontra-se a Ilha do Imperador que tem um marco que celebra as duas visitas ilustres que recebeu: Imperador Dom Pedro II, em 1860 e o então Presidente Getúlio Vargas, em 1954.
A ilha mantém sua vegetação natural e, de lá, tem-se uma vista magnífica da extensão da lagoa e também do ondeado das praias; seu acesso é por barcos, e o ponto de terra mais próximo é a Praia em Pontal do Ouro.
A ilha do Imperador é patrimônio pertencente ao Governo do Estado e serve de limite fisico triangular entre os municîpios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal.
A lagoa Juparanã possui mais de quarenta praias em suas margens, estando a maioria dentro de propriedades privadas. Das praias de acesso público podemos citar a Praia das Três Pontas, Praia do Caju, Praia do Minotauro (com horário restrito), Praia da Jesuína (em Rio Bananal-ES) e Praia do Patrimônio da Lagoa (em Sooretama-ES).
De estrutura turística nas praias públicas temos restaurantes/bares, eventos culturais e barcos para passeio.
NO MUNDO!
Lago Gáspio, nomeado como mar. |
Lago Superior, nos EUA |
Maior lagoa – Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul (Brasil), com 9.850 km2. Fontes como a Delegacia da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas, fazem referência às dúvidas que atualmente são levantadas sobre a denominação correta - se seria lagoa, lago ou laguna - principalmente em função da ligação direta com o mar. Os geólogos e os geomorfologistas consideram-na uma laguna. Enquanto os especialistas não chegam a um acordo, permanece a tradicional e consagrada denominação de Lagoa dos Patos.
LAGO, LAGOA e LAGUNA: QUAL A DIFERENÇA?
LAGO: tem a estrutura de uma lagoa, porém, conceituadamente apresenta um tamanho maior. Além disso, o lago é uma depressão natural, sua água pode ser proveniente de chuva, de uma nascente local, ou de um curso de água.
Lago de Sobradinho: maior reservatório artificial do mundo e abriga uma das maiores hidrelétricas do Brasil. |
LAGOA: porção de água cercada por terra. Diferente do que muitos pensam, em conceito, a lagoa é menor do que um lago.
Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro |
LAGUNA: depressão formada por água salobra ou salgada que se localiza em bordas litorâneas e se comunicam com o mar através de um canal. As lagunas quase não são citadas hoje em dia, sendo quase sempre, erradamente, chamadas de ”lagoas”.
Lagoa dos Patos que na verdade É UMA LAGUNA. |
Água Corrente – ONG.
CPRM Serviço Geológico do Brasil
Wikipedia
Prefeitura de Linhares-ES
Nenhum comentário:
Postar um comentário