No último dia 10 o secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi (Frei Paulão), visitou o Sítio Casarão, acompanhado de autoridades estaduais, municipais, representante da MRV Engenharia e do Instituto Goiamum, que representa a comunidade.
Secretário de Cultura e autoridades muncipais da Serra. |
A visita teve como objetivo conhecer as potencialidades do Sítio Casarão e suas particularidades.
O local passa por análise de tombamento, pelo Conselho Estadual de Cultura, e vem chamando a atenção de pessoas de várias localidades do Brasil e do mundo.
A proposta é que seja desapropriado e transformado em um Parque Social, servindo também com um importante ponto turístico, tendo em vista que a Consulta Pública, realizada no site do IEMA, revelou que a construção do empreendimento residencial no local contraria o interesse público.
O Secretário ficou impressionado com a área e particularidades do Casarão, que possui um forte legado imagético de que seja um valhacouto (esconderijo) que provavelmente abrigou patentes nazistas, que fugiram após o fim Segunda Guerra Mundial para o Brasil.
Aline Nunes ( adireita), representando o Secretário da SEAMA) |
Berenice Tavares, Assessora de Gabinete da Prefeitura da Serra, representando o Prefeito Sérgio Vidigal, disse que a prefeitura poderá realizar a desapropriação da área se o Estado ajudar.
Frei Paulão solicitou ao Instituto Goiamum que apresentasse um projeto de ocupação da área e o seu aproveitamento como parque, elencando viabilidade e gestão para que possa ser discutido com os Secretários de Meio Ambiente e de Turismo a possibilidade de desapropriação espaço em conjunto com a Prefeitura da Serra.
O Sítio Casarão tem potencial para ser um importante ponto turístico na região e para divulgar o município e Estado além de nossos limites geográficos.
Também estiveram presentes na visita Ana Márcia Eller, Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEDUR); Aline Nunes Correia, Gerente de Recursos Hídricos do IEMA, representando o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Paulo Ruy Carnelli; Wilson Coelho, conselheiro do CEC; Lourência Riani, Vereadora da Serra e Maria Aparecida Campos, Vice Coordenadora da Associação de Mulheres Unidas da Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário