Imagem: Wikipédia |
Com o
agravamento do conflito na Europa e as conquistas continentais alemãs
estendendo-se até a França, no início da década de 40 o Porto de Londres
tornou-se um dos mais movimentados do mundo, tanto militar quanto
comercialmente.
É óbvio que
Hitler tinha a aspiração de conquistar a poderosa Grã Bretanha, mas sua
organização defensiva e o fato de ser uma ilha dificultavam bastante a
tarefa que havia sido bem simples no continente. Por isto, uma das
principais estratégias alemãs foi desenvolver meios de enfraquecer a
Armada Inglesa, bem como sua frota mercante.
Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall |
Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall |
O engenheiro
responsável pelo projeto dos fortes foi o inglês Guy Maunsell, cujo nome
deu origem a algumas das mais interessantes estruturas fortificadas já
construídas até hoje.
Apoiados sobre
imensas colunas, com formato cilíndrico e interligações feitas por
estreitas pontes removíveis, os "Fortes de Maunsell" foram construídos
em tempo recorde até para os padrões atuais, e entre 1943 e 1945 foram
responsáveis pelo abate de 22 aviões alemães, 30 "Flying bombs" e 1
U-Boat.
Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall |
Apesar de
parecerem pequenos, cada um dos complexos abrigava 120 soldados, com
alojamentos, suprimentos e armamentos pesados, incluindo baterias
anti-aéreas.
Os Fortes foram
desativados a partir da década de 50, após algumas embarcações
chocarem-se com as estruturas devido à má sinalização e constantes
nevoeiros que incidem nesta região.
Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall |
Em
uma das pequenas estruturas de Maunsell também localiza-se o Principado
de Sealand, uma das várias "micro nações" não reconhecidas pelas Nações
Unidas, que mesmo assim possui Passaporte, Moeda Própria e uma série de
cidadãos espalhados pelo mundo, que até representam Sealand em
atividades esportivas oficiais.
FONTE: RIOBLOG
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