Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

OS INCRÍVEIS "FORTES MAUNSELL": DA GUERRA a BASE DAS RÁDIOS PIRATAS!

Imagem: Wikipédia
RIOBLOG - No estuário dos Rios Tâmisa e Mersey, no tempestuoso e cinza litoral inglês, a cerca de 80 km de Londres, encontram-se as ruínas do que foram algumas das mais curiosas defesas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial: os "Maunsell Forts".

Com o agravamento do conflito na Europa e as conquistas continentais alemãs estendendo-se até a França, no início da década de 40 o Porto de Londres tornou-se um dos mais movimentados do mundo, tanto militar quanto comercialmente.
É óbvio que Hitler tinha a aspiração de conquistar a poderosa Grã Bretanha, mas sua organização defensiva e o fato de ser uma ilha dificultavam bastante a tarefa que havia sido bem simples no continente. Por isto, uma das principais estratégias alemãs foi desenvolver meios de enfraquecer a Armada Inglesa, bem como sua frota mercante.

Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall
O uso das eficientes "Minas Magnéticas" a partir de 1942 transformou qualquer navegação nas águas rasas do Estuário do Tâmisa em um pesadelo. Lançadas por aviões alemães, as minas repousavam tranquilamente no fundo do mar, e eram acionadas magneticamente pela passagem de alguma estrutura de metal sobre ela. Centenas de  navios foram afundados ou seriamente avariados por elas.

Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall
Pensando nisto, foi decidida a construção de um total de 07 fortificações no litoral inglês (04 da Real Marinha Britânica e 03 do Exército), na região com tráfego marítimo mais intenso, para identificar infiltrações inimigas na região, impedindo ou identificando o lançamento de minas magnéticas.

O engenheiro responsável pelo projeto dos fortes foi o inglês Guy Maunsell, cujo nome deu origem a algumas das mais interessantes estruturas fortificadas já construídas até hoje.
Apoiados sobre imensas colunas, com formato cilíndrico e interligações feitas por estreitas pontes removíveis, os "Fortes de Maunsell" foram construídos em tempo recorde até para os padrões atuais, e entre 1943 e 1945 foram responsáveis pelo abate de 22 aviões alemães, 30 "Flying bombs" e 1 U-Boat

Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall
Apesar de parecerem pequenos, cada um dos complexos abrigava 120 soldados, com alojamentos, suprimentos e armamentos pesados, incluindo baterias anti-aéreas.

Os Fortes foram desativados a partir da década de 50, após algumas embarcações chocarem-se com as estruturas devido à má sinalização e constantes nevoeiros que incidem nesta região.

Imagem: Credit Flickr User Keith Marshall
Após a desativação, os fortes foram utilizados ao longo das últimas décadas de forma bem pouco ortodoxa: Durante a década de 60, serviram como base para uma série de rádios piratas, que aproveitaram lacunas legais, o relativo isolamento e a posição geográfica para instalar rádios piratas cujo sinal poderia ser captado em Londres.

Em uma das pequenas estruturas de Maunsell também localiza-se o Principado de Sealand, uma das várias "micro nações" não reconhecidas pelas Nações Unidas, que mesmo assim possui Passaporte, Moeda Própria e uma série de cidadãos espalhados pelo mundo, que até representam Sealand em atividades esportivas oficiais.



FONTE: RIOBLOG

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...