Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sexta-feira, 11 de abril de 2014

GPAMA LANÇA PÁGINA NO FACEBOOK: VISITE E CURTA!

O Grupo de Proteção Ambiental Mestre Alvaro - GPAMA já está com sua página no facerbook disponível para os visitantes que desejam obter informações sobre o Mestre Álvaro.

O GPAMA foi formado em 1 de outubro de 2001, chamando primeiramente de Grupo Guardiões do Mestre dando inicio ao mapeamento das trilhas e cursos d'água existentes no monte. Vale lembrar que até hoje esse trabalho vem sendo feito de forma voluntária ancorada no amor pela preservação ambiental. 

O grupo também guia e orienta os diversos aventureiros que desejam subir o monte cobrando uma pequena taxa para manutenção e aquisição de equipamentos como cordas, uniforme... e realiza passeios de ecológicos no Mestre, limpando as trilhas e promovendo a educação ambiental.

Apaixonados pelo "Mestrão" voluntariamente eles dedicam boa parte do tempo guiando visitantes e promovendo passeios ecológicos e de conscientização ambiental contribuindo um pouco com a redução de crime ambiental que infelizmente ocorre nessa APA  - FOTO: GPAMA.
Agora com essa página no facebook, o GPAMA terá uma aproximação maior com a sociedade e com os aventureiros que gostam de subir o "Mestrão", como carinhosamente costumam chamá-lo. Conheçam e "curtam" a página desse grupo de voluntários apaixonados pela natureza e pelo Mestre Álvaro, clique AQUI!


SOBRE O MESTRE ÁLVARO


O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e um dos mais importantes símbolos do Espírito Santo. Ele abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude e é uma formação rochosa de origem vulcânica que se tornou uma  unidade de conservação de uso sustentável, inserida na categoria de APA, área de proteção ambiental, localizada na na zona rural do município da Serra.
 
Do topo do Mestre Álvaro tem-se uma vista panorâmica de toda a Região Metropolitana de Vitória e região de montanhas, e de lá avista-se os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Viana, e parte de Domingos Martins, além de uma bela vista do oceano Atlântico. Imagem da Internet.
Pela sua localidade e singularidade, representa um monumento de grande beleza cênica e importância paisagística, cultural, histórica, e arqueológica para a região. 

A gestão da APA do Mestre Álvaro é do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) estando esse gerenciamento em processo de transição para a Prefeitura da Serra.

       
O Mestre Álvaro tornou-se Reserva Biológica e Parque Florestal - área natural protegida que proíbe a coleta e o consumo dos seus recursos naturais - através da Lei Estadual 3.075, em 1976. Pela lei, o Poder Executivo declarou o Mestre Álvaro área de utilidade pública e autorizou um crédito especial até 1,5milhões de cruzeiros, moeda da época, para fins de ressarcimento dos direitos de posses e benfeitorias das propriedades particulares existentes dentro da área. A desapropriação não veio e, em 1991, o Mestre Álvaro sofreu um duro revés. Uma nova Lei Estadual, a de nº 4.507, o transformou em Área de Proteção Ambiental Estadual (APA), categoria que permite a ocupação humana controlada no seu interior e o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais. Segundo dados iniciais de um levantamento cadastral fundiário encomendado ao IDAF pela Prefeitura da Serra, são mais de 100 propriedades privadas que compõe a APA.



FONTE: Mundo Verde

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...