Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O SENHOR DAS MOSCAS - FILME COMPLETO. VALE A PENA ASSISTIR!

Obs.: Desejando assistir a versão de 1963, clique AQUI! (como ambas foram baseadas no livro de W.Golding, alguns elementos foram citados em uma e ignorados em outra. Mesmo assim, o livro é muito mais obscuro e cruel do que os filmes. No Brasil pode-se encontra-lo em sebos ou importando, mas em inglês). 

Sinopse
da Folha de S.Paulo
  
Um avião lotado de crianças e adolescentes cai numa ilha deserta. Os jovens sobrevivem e, aos poucos, vão se reunindo num grande grupo. Em assembleia, os meninos designam um líder. Longe dos códigos que regulam a sociedade dos adultos, esses jovens terão de inventar uma nova civilização, alicerçada exclusivamente nos recursos naturais da ilha e em suas próprias fantasias.

Até aí este romance do inglês William Golding poderia ser lido como simples aventura infanto-juvenil, cheia de caçadas, banhos de mar e, ao final, a descoberta de um tesouro escondido por piratas. Mas não é o que ocorre. 


Apesar dos esforços iniciais de organizar uma sociedade auto-suficiente e equilibrada, o bando vai progressivamente cedendo à vida dos instintos, regredindo às pulsões de violência e de morte. A disputa pelo poder é um dos estopins da desordem. E o paraíso do "bom selvagem" acaba em carnificina.

Golding expressa em seu romance a sua descrença na bondade inata dos homens e em sua capacidade de criar um mundo melhor.

Lançado em 1954, menos de uma década após os campos de concentração nazistas e a bomba de Hiroshima, o livro carrega esse destino já no título: "Senhor das Moscas" é a tradução literal da palavra hebraica Ba'alzebul - em português, "Belzebu".

 

Ficha Técnica

Título Original: Lord of the Flies.
Origem: Inglaterra, 1954.
Direção: Peter Brook.
Roteiro: Peter Brook, baseado em livro de William Golding.
Produção: Lewis M. Allen.
Fotografia: Tom Hollyman.
Edição: Peter Brook, Gerard Feil e Jean-Claude Lubtchansky.
Música: Raymond Leppard

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...