Contorno do Mestre Álvaro terá 7 viadutos e trecho da BR 101 na Serra será municipalizado
Natalia Devens | ncosta@redegazeta.com.br
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Contorno do Mestre Álvaro se encontrando com a BR 101, próximo à Serra Sede - Foto: Divulgação |
Até 2017 todo o tráfego de caminhões e veículos pesados, que
atualmente utiliza o trecho urbano da BR 101 na Serra, vai utilizar uma
nova via, com a conclusão das obras do Contorno do Mestre Álvaro. Este é
o cronograma do projeto incluído no Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC 2). O edital para a obra de construção da nova rodovia
foi publicado nesta terça-feira (26). A licitação do Contorno do Mestre
Álvaro será a primeira no modelo de Regime Diferenciado de Contratação
(RDC) feita pelo Estado. Ela terá recursos do governo federal e será
executada pelo governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas e
Rodagem (DER-ES).
A nova rodovia terá aproximadamente 18 km, e vai se ligar ao Contorno de
Vitória, próximo ao condomínio Alphaville, se estendendo até as
proximidades de Serra Sede, próximo ao Posto Estrela, após o posto da
Polícia Rodoviária Federal. Com isso, o trajeto, hoje feito pela BR 101,
será reduzido em 7 km, e a velocidade diretriz passa de 60 para 80
km/h.
Durante o lançamento da obra, a diretora geral do DER-ES, Teresa Casotti, revelou outros detalhes da rodovia, que deverá receber 15 mil veículos por dia quando começar a operar.
Durante o lançamento da obra, a diretora geral do DER-ES, Teresa Casotti, revelou outros detalhes da rodovia, que deverá receber 15 mil veículos por dia quando começar a operar.
"Vai ser uma rodovia de 18 km em pista dupla, com uma faixa multiuso para pedestres e ciclistas, canteiro central de 3 metros, totalmente segura para o motorista. São duas faixas em cada sentido, com largura suficiente para dois grandes veículos em cada sentido, com acostamento de 2,5 metros, bastante robusto para poder abrigar todos os carros que passam. Enfim, é uma rodovia bastante segura".
Sete viadutos
Na via não se prevê ponto de
travessia de pedestres. A intercessão com outras vias serão feitos por
sete viadutos, que farão o cruzamento em planos diferenciados. Um dos
viadutos dará acesso à Muribeca; outro ao Centro de Detenção Provisória
da Serra; entre outros de interseção com a BR 101 e para a realização de
retornos.Com a transferência do fluxo mais pesado de veículos para o Contorno, o trecho de 25 km da BR 101 de Carapina a Serra Sede deve ser municipalizado, segundo o prefeito do município, Audifax Barcellos. Ele destacou que a via municipalizada, que deve se chamar Avenida Mestre Álvaro, deixe de ser industrial e passe a ser uma avenida onde são oferecidos serviços. O prefeito afirmou que pretende também construir uma ciclovia no local.
Mobilidade
Já o Contorno do Mestre Álvaro, vai trazer desenvolvimento econômico e turístico para a região de Serra Sede, além de melhorar a mobilidade, na opinião do prefeito.
"O maior número de acidentes, de mortes, dentro da BR 101 no Espírito Santo, é dentro da minha cidade, nesse trecho de Carapina até a Serra Sede. Então nós vamos estar tirando todo o trânsito pesado, e em torno de 30 a 40% do trânsito vai diminuir, principalmente de caminhões, carros pesados, cargas, vão sair dali. Com isso eu vou municipalizar a avenida, vamos até dar o nome de Avenida Mestre Álvaro, e mudar todo aquele trecho ali".
Sem aditivos
Por meio de um convênio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai repassar ao Estado R$ 309 milhões para a obra ser executada, incluindo as desapropriações e o gerenciamento. O Regime Diferenciado de Contratação proíbe que haja paralisação e aditivos à obra. O orçamento da obra será elaborado pela empresa e é sigiloso, sendo R$ 309 milhões o valor máximo do empreendimento. Vai ser escolhida a empresa que oferecer o melhor preço aliado à melhor técnica.
O Regime Diferenciado de Contratação foi criado por uma lei federal de 2012 para acelerar o processo licitatório. Ele foi lançado para fazer inicialmente obras do Copa do Mundo e das Olimpíadas, e agora também está sendo utilizado para as obras do PAC. No caso do Contorno do Mestre Álvaro, o Estado fará o Projeto Conceitual, e com base nele, a empresa fará o Projeto Executivo.
Dinheiro do Governo Federal
"Trezentos e nove milhões de reais vindos do Governo Federal é um investimento importante, há muito tempo o governo federal não tem um convênio com o Estado nesse valor. Na verdade, nunca teve. E agora, para que a gente possa implantar uma rodovia importante para o Brasil. Isso dá mais eficiência ao nosso Estado, mais competitividade, abre uma nova frente, fronteira de desenvolvimento para o município da Serra, outro pólo de desenvolvimento que se forma naquela região, e mais segurança para quem tem que passar por ali", disse o governador Renato Casagrande.
No final de fevereiro de 2014 o governo irá receber as propostas das empresas que desejam realizar o projeto executivo. Em março será feita a assinatura do contrato e a empresa terá três anos para executar a obra. A previsão do Governo do Estado é que o Contorno do Mestre Álvaro seja entregue no segundo semestre de 2017.
Extraído do site da CBN Vitória
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