Ary Pecanha |
Começa assim: Alguém almeja ser candidato, está filiado em um partido e faz uma reunião em prol do nome. Esse candidato X começa a semear sorrisos pelas ruas e frequenta a igreja, beija todo mundo, vai a reuniões, visita lideranças de cada distrito, vira evangélico, católico, macumbeiro e etc...
O cara concorda com tudo e com todos, se não bebe, a pinga desce na roda do povo humilde. Ele chega em casa e toma um litro de desinfetante e se lava com protex. Sai a caça de um vice(aquele que dá voto e é fácil de ser descartado) Mas este candidato não é uma pessoa ruim e na verdade ele não quer perder a eleição. Quer ganhar!!! e lança a campanha onde é aplaudido por todos na convenção e um bando de gente lançando candidatura a vereador.
A primeira coisa depois deste feito é buscar dinheiro emprestado (ai mora o perigo) porque ninguém que tem um qualquer, não rasga dinheiro ou doa, você acredita em doação de campanha? se acredita, bota fé na mula sem cabeça, no saci, em papai noel e por ai vai.
Ele se compromete e nos palanques se alguém gritar: Candidato, você planta uma árvore que dá ouro? e ele diz que sim. O candidato nunca nem ao menos leu a constituição municipal e nem sabe a geografia do município, ou seja, não entende bulufas de administração.
Os comícios vão acontecendo, dinheiro gasto a rodo, a pesquisa é boa, todos falam que votam, o candidato se empolga e vai pedindo mais dinheiro pra reta final... Promessas exorbitantes, hipoteca tudo e vira agora uma questão de ganhar ou ganhar.
Chega o dia da eleição, e ele consegue. O povo povão, carrega o agora eleito nas costas e enquanto isso nos bastidores os que investiram em campanha já estão computando (essas pessoas não vão para as ruas).
É uma semana ou um mês de churrascada, ai ele nem precisa pedir dinheiro emprestado, todos oferecem e ele aceita. Quando assume entra inocente e tem o time da roubalheira instalado, ele coloca os seus da campanha nas secretarias (promessa de campanha) a coisa aperta, entra dinheiro aos montes e os ladrões de carteirinha jogam um montante em suas mãos, ele aceita e sai pagando as contas tudo as escondidas. Mais montante são dados ao prefeito e quando ele se da conta, começa ter que aturar quem ele não quer... É o famoso rabo preso.
E assim nasce mais um corrupto político, agora ele não tem mais ideais, ele nem sabe ao menos o que ele realmente é, e esse dinheiro não vai para paraíso fiscal, o dinheiro é colocado em contas de amigos irmãos, esconde na parede de sua humilde casa e etc...
Ele agora é poderoso e olha todos de cima para baixo. Ele nem quer saber de sair às ruas, ele tem quatro anos pela reta e está comprometido com a corrupção até o TALO.
A câmara que também se faz de elementos totalmente desqualificados e todos com uma fome de poder dos caralhos, fazem suas reuniões secretas. Os vereadores sabem que tá vazando dinheiro e aquele vereador ligado ao excelentíssimo prefeito, leva os dizeres: prefeito, molha a mão do pessoal que fica tudo baixo, tudo na calada lá na câmara e a jogatina fica crônica, e o povo tomando no C*. é mole?
OBS. Sempre existe exceções em todos os poderes, só falo em texto o que todos sabem, mas ninguém tem coragem de falar.
DEVERIAM ACABAR COM COLIGAÇÃO DE PARTIDOS
O VOTO DEVERIA SER FACULTATIVO
ACABAR COM A REELEIÇÃO E
TODO CANDIDATO DEVERIA PASSAR POR UMA PROVA EXIGIDA PELO MPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário