Trata-se
de uma investigação sobre o valor e o significado da palavra em Antonin
Artaud, desde a maneira como a utiliza em sua obra literária até o
teatro, tanto como dramaturgo quanto como encenador, passando pelo
cinema, cartas, desenhos e suas tentativas de teorizar a respeito da
linguagem artística. Para além de uma pesquisa da obra, também há uma
abordagem sobre sua postura frente ao mundo como
um homem que coloca o próprio corpo na fogueira de suas indagações.
Apesar de o poema Ci-Gît estar colocado como tema de referência para a
pesquisa, outros textos também são, de certa forma, analisados, na
medida em que interessam na fundamentação e esclarecimento de como
Artaud persegue uma poética para além da limitação e particularização da
arte dividida em gêneros, estilos e categorias. Não se trata de uma
visão mitificadora ou mistificadora de Artaud, mas - muito pelo
contrário - a sua humanização, não no sentido do humano idealizado, mas
do homem que se faz humano a partir do gesto de existir existindo, ou
seja, transcendendo o mero fato de haver nascido e ser compreendido ou
aceito como homem a partir de definições sócio-biológicas.
Mistérios e Segredos do Sítio Casarão
Mystery and Secrets of the ranch townhouse
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