Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

segunda-feira, 25 de maio de 2015

JÁ COMEU ORA PRO NOBIS?

Mas afinal o que é isso?

Trata-se de uma planta suculenta que faz muito sucesso em algumas localidades brasileiras, em especial nas regiões das Minas Gerais.  Essa planta é quase que uma "carne vegetal" pois é rica em proteínas de boa qualidade!
.

Conheça melhor o Ora pro Nobis!

Peréskia Aculeata – A designação do gênero é uma homenagem ao cientista francês Nicolas Claude Fabri de Pereisc (1580-1637). Aculeata vem do latim e significa espinho, agulha. 

Também é conhecida por rosa-madeira, jumbeba, groselha de barbados, groselha das Américas, guaiapá (nome indígena q. significa fruta q. tem espinhos), trepadeira limão. Nomes em outros países: Ramo de novia (Cuba); Guamacho (Venezuela); Ora pro nobis (Brasil); Bugambilia branca (Chiapas México). 

Família: cactácea – vegetal salva vidas/erradicador da fome. 

Origem: matas ciliares do Cerrado e Floresta Atlântica, nos trópicos do Estado da Bahia ao Rio Grande do Sul. Desde Flórida até o Brasil.
 


Tem grande importância ornamental, alimentícia e popularmente medicinal. Pode ser cultivada na cerca, serve como ração animal e também é utilizada por apicultores. Pode-se colher flores, de manhã, bem cedo. Desse modo, o pólen ainda ñ.foi coletado pelos insetos e, em cada flor podem ser colhidos aproximadamente 20 miligramas e 15 a 20 miligramas se néctar. O pólen é quase proteína pura, segundo o apicultor grego Nikolaos Argyrios Mitsiotis, que vem pesquisando desde 2000.


Tempere as flores c/limão cravo, rúcula e azeite. E preciso ter cuidado c/espinhos: segura-se cada flor por suas pétalas e corta-se o ovário da mesma, que é esférico e espinhento, e se aproveita apenas pétalas, estames e pistilo. Os botões são consumidos crus ou ligeiramente refogados. Um simples mergulho na água fervente, c/duração de 20 a 30 segundos é suficiente.



Não possui nenhum princípio tóxico, é extremamente rico em proteínas de boa qualidade. Possui 25% de proteínas, sendo alta a sua digestibilidade (85%). Além de apresentar uma composição bem balanceada, apresenta certos aminoácidos essenciais, em teores excepcionalmente elevados, destacando-se a lisina, cujo teor no ora pro nobis foi superior ao de vários alimentos tomados para comparação - caso do milho híbrido, milho opaco, couve, alface e espinafre. Segundo estudos, a lisina fortalece o sistema imunológico, sendo útil na prevenção e alívio do herpes. As folhas são consumidas em forma de refogados, omeletes, sopas, bolinhos vegetais e até saladas. Comer bastante folhas tem efeito laxante suave. 

PROPRIEDADES MEDICINAIS: as folhas são usadas como emolientes no tratamento de tumores e outros tipos de inflamações cutâneas, também é estomática e ajuda na formação da flora intestinal, recuperação da pele em queimaduras, além de combater a anemia. Os frutos possuem propriedades expectorantes e anti-sifilíticas.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE 100 GRAMAS DE FOLHAS:
Energia
26 kcal

Fibras
0,90 g

Retinol
250,00 mcg

Vitamina B1
0,02 mg
Proteína
2,00 g

Cálcio
79,00 mg

Niacina
0,50 mg

Vitamina B2
0,10 mg
Lipídios
0,40 g

Fósforo
32,00 mg

Carboidratos
5,00 g

Vitamina C
23,00 mg
Ferro
 3,60 mg










CULTIVO: É uma planta rústica, resistente a seca, própria de clima tropical e subtropical. Desenvolve em diferentes tipos de solo e não é exigente em fertilidade, porém, adapta-se melhor onde haja luz plena. Pode ser propagado por (a) sementes; (b) estacas (ramos não muito jovens de outra planta, com 10 a 20 cm de comprimento), acomodadas em solo afofado, a três ou quatro cm de profundidade, mantendo-se a umidade do solo para facilitar seu desenvolvimento (as estacas enraízam com facilidade). Para conseguir folhas sempre novas e tenras o ano todo, faz-se podas leves a cada três meses. No inicio das chuvas, a planta brota com maior vigor. Em 2007, eu levei 40 mudas para APROFISA, em Ilha Solteira, entre os produtores rurais do cinturão verde.


É muito utilizada na culinária mineira, como Sabará, é vendida em feiras, nos restaurantes, tem até concurso gastronômico. Dizem que o nome ora pro nobis foi criado porque existia no quintal de um padre. Enquanto ele rezava o seu ora pro nobis, os catadores faziam a festa. O mais comum é comer com arroz, feijão e angu. Pega as folhas, corta como couve e afoga, joga água fervente para tirar a baba. Misture com a carne e deixe ferver mais um pouco. São Lourenço da Serra-Vale do Ribeira, recebeu doação de mil mudas de peréskia do Nicolaos. Serve para produzir farinha verde para pães e massas. Gosta de calor, umidade e solos arenosos, dá floradas sucessivas, 12 florações de dezembro a maio, muito perfumadas e melíferas. Produz frutos entre junho e julho. Poderiam integrar planos de governo na recuperação de áreas degradadas e no combate à fome. Plantar em saquinho, com areia fina e regar todos os dias.


Fontes: 
Walter Accorsi, prof.da ESALQ/USP e Rogelio Dosouto, prod.e propr. Do Planta Matriz, Mairiporã-SP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Prof. José Cambraia.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...