Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 16 de dezembro de 2012

IGREJA DOS REIS MAGOS: LUGAR DE HISTÓRIA!


Igreja dos Reis Magos em Nova almeida - Serra /ES.

Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida -Serra/ES                                                                                       Foto de Fabiani de Martin
A história da Igreja dos Reis Magos é uma história de fé, trabalho, lutas, sofrimento e, acima de tudo, de alegria.

Dos antigos aldeamento jesuítico no Espírito Santo, somente a ex-aldeia dos Reis Magos, composta de Igreja, residência e praça , ainda permanece completa e com as características originais.

A sua construção teve início com o Padre Braz Lourenço, junto aos índios Tupiniquins locais.

A primeira capela foi erigida no dia 06 de janeiro de 1557. Era pequena e feita de palhas.

"Em 1569 é construída uma nova capela, com ampliação para residência dos padres, terminando-se a obra em 1580. Segundo o historiador Serafim Leite, a inauguração da nova Igreja foi realizada no dia 06 de janeiro de 1580, em grande solenidade, com presença de índios da região e jesuítas de Vitória." (BORGES. 1998).

A construção da Igreja segue a linha arquitetônica de outras edificações da ordem dos jesuítas, num programa construtivo de "quadra", características dos mosteiros medievais, muitos ainda encontrados em Lisboa.

A construção atendia basicamente a três necessidades primordiais dos jesuítas: o culto, o trabalho de doutrina e dos ofícios e da residência.

As edificações jesuíticas eram feitas para durar enquanto durasse o mundo, tendo o conjunto "Reis Magos", as paredes de pedra de recifes com argamassa de barro , areia, cal de conchas (ostras) e óleo de baleia, que sustentam as estruturas de madeira dos pisos e telhados da cobertura em telhas de barro.

Um detalhe típico é que tais telhas eram moldadas nas coxas dos índios que trabalharam na construção da igreja , daí terem as mesmas tamanho e formato diversos.

Os jesuítas tiveram ocasião de escolher o local que melhor proporcionasse uma visão geral do local e, com calma, fazer a construção.

Esta localização permitia boa locomoção para o interior ou para o contato com outra aldeias, pelo litoral, o que facilitava o trabalho de catequização dos índios e propiciar uma fuga fácil no caso de invasão.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...