Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 25 de novembro de 2012

SAIBA COMO SER DOADOR DE MEDULA ÓSSEA!

É necessário:
 
- Ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou as hematológicas;
- Apresentar documento oficial com foto;
- Preencher a ficha de identificação do candidato;
- Colher uma amostra de sangue com 5ml para testes, para fazer o exame HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca);

Constantemente, há um cruzamento de dados entre o resultado de HLA do doador cadastrado no Redome e do paciente, informação que fica armazenada no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para realizar a doação. O candidato não receberá o resultado do HLA, pois este tipo de teste somente é importante para verificar a compatibilidade do transplante.

CASO FOR COMPATÍVEL:
 
Coleta

Há duas formas básicas para coleta da medula de um doador:

- Punções no osso da bacia, por meio de agulhas especiais, sob efeito de anestesia. Os doadores passam por um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos.

- Aférese, procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Não requer internação nem anestesia.

A escolha sobre o tipo de coleta não é uma decisão do doador ou do paciente, mas sim uma indicação médica, de acordo com o tipo de patologia ou diagnóstico do paciente.

Dúvidas, acesse: www.ligadamedulaosseaudi.blogspot.com

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...