Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PERIGO! NÍVEL DO MAR SOBE 60% MAIS RÁPIDO DO QUE FOI ESTIMADO!!

Nível do mar sobe 60% mais rápido do que estimou o IPCC.

A elevação do nível do mar provocada pelo aquecimento global tem ocorrido 60% mais rapidamente do que o estimado em 2007 pelo grupo de climatologistas da ONU, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), revelaram cientistas em um estudo que será publicado hoje (28-11)). 

Atualmente, os mares subiram 3,2 mm ao ano, em média, segundo o estudo realizado por três especialistas em clima e publicado na revista britânica Environmental Research Letters

LEIA MATÉRIA COMPLETA, AQUI!

FONTE: UOL Notícias
 

Elevação do nível do mar: medições e consequências no Brasil e no mundo

As primeiras medições de nível do mar no litoral brasileiro são descritas, juntamente com os presentes programas nacionais (INPH,DHN,IBGE e IO-USP) de medição.

Destruição pelo mar na praia de Icarai
Os valores médios anuais das cidades de Belém, Recife,Rio de Janeiro , Cananeia e Ubatuba , entre outras, sugerem uma razão de variação, no século XX, da ordem de 40 cm/século . Essas razões de variação são postas em confronto com as razões de variação de cerca de 1700 estações permanentes globais do PSMSL (Serviço Permanente para o Nível do Mar, Inglaterra) que, no século XX, indicavam uma razão de variação global de 18 cm/século e ao final desse século 24 cm/século. 

De acordo com o estudo de Afranio Rubens de Mesquita, Joseph Harari e Carlos Augusto de Sampaio França, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo  http://www.mares.io.usp.br/ , diante do aumento inexorável e acima da média do nivel do mar, na costa brasileira, é necessário que sejam realizados:
  • Trabalhos com o objetivo de determinar os limites cartográficos legais, entre a parte emersa e imersa em todo o litoral
  • Que sejam feitas projeções de níveis extremos da variação do nível do mar em toda a costa e informadas as populações que ocupam as áreas litorâneas. Estudos preliminares para a Cidade de Cananeia indicam a ocorrência com significância estatística, de níveis extremos do mar da ordem de 2,60 metros no decorrer dos próximos 200 anos
  • Que seja realizado o programa de medições permanentes das variáveis oceanográficas que definem o nivel médio local na Sessão Capricórnio, em frente ao Porto de Santos e informadas as prefeituras das cidades litorâneas brasileiras, quanto aos resultados da atividade humana dos dias presentes, que podem, gradativamente, varrer do mapa as suas  comunidades.

LEIA MATÉRIA COMPLETA, AQUI!

Atafona (RJ)

Nível do mar sobe cada vez mais rápido no litoral norte de São Paulo ameaçando cidades costeiras!

Sobe cada vez mais rápido o nível do mar no litoral norte de São Paulo, aponta pesquisa coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), Paolo Alfredini. Com base nos registros feitos de 1944 a 2007 pela Companhia Docas do Estado de São Paulo, em Santos, Alfredini constatou uma elevação do mar de 74 centímetros por século. 

Quando os moradores de Ilha Comprida (SP) compraram suas casas na cidade, eles não imaginavam que em tão pouco tempo, seus imóveis fossem ficar tão perto do mar.
A maré, que já avançou mais de cem metros, engoliu diversas casas. Construções ruíram do dia para a noite e árvores foram arrancadas da terra.
Também foi analisada a documentação de outras instituições em Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba .

Nas últimas décadas, no entanto, o avanço das águas marítimas foi mais rápido. “Nos últimos 20 anos, analisando esses dados, a gente nota que tem havido uma aceleração. Isso aparentemente está ligado ao fato que as temperaturas têm aumentado mais nesse período”, ressaltou o professor. Com isso, a estimativa de Alfredini é que neste século o nível do mar suba cerca de 1 metro.

MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...