No Canadá, um dos mais conhecidos rios da região de Victoria’s, ficaram perplexos ao perceberem que da noite pro dia o rio foi completamente “poluído”.
De translúcido, a água tornou-se um verde néon incrivelmente forte. Muitos moradores que utilizam o park para fazer caminhadas matinais, alegaram que esfregavam os olhos por várias vezes para terem certeza do que estavam vendo. Parecia algo alienígena, de outro mundo. A cor era muito intensa, causando preocupação sobre o que aconteceria aos peixes e animais que vivem a beira do rio.
Aproximadamente uma hora após a visão da cor verde néon, ela desapareceu completamente. Funcionários do Ministério do Meio Ambiente Canadense coletaram amostras da água para entenderem o que estava acontecendo. O resultado dos testes deu contaminação por fluoresceína (também chamada de resorcinolftaleína, é um composto usado como corante. Na verdade sua cor é vermelho escuro, mas em contato com os raios UV do Sol, torna-se verde néon).
Os químicos informaram que a fluoresceína não é tóxica, nem mesmo os compostos produzidos por sua degradação, alegando que os peixes e outros animais não sofrerão de efeitos colaterais futuros. As autoridades locais não identificaram os possíveis culpados, mas pensam ser algum tipo de “brincadeira” devido à temporada de férias ou algum grupo ambientalista querendo chamar a atenção para a importância da preservação dos rios.
FIM DO MISTÉRIO!
13/01/11
O rio que virou verde fluorescente foi um mistério por algum tempo em British Columbia, no Canadá. Até que, depois de alguns testes, especialistas descobriram que o rio Goldstream tinha sido vítima de algum engraçadinho que colocou fluoresceína em suas águas no último dia 29 de dezembro.
A substância é usada para estudos da água e deixa tudo bem brilhante. Os autores da pegadinha ainda não foram pegos, segundo o site “Orange News”. A coloração “fashion” durou várias horas, mas nenhum peixe foi afetado e nem a água foi contaminada.
Jornal Ciência
Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário