Na disputa para se eleger, ou reeleger, os candidatos apelam para tudo e torna tudo possível, menos a capacidade deles de concretizar a promessa.
É justamente durante as eleições que todos os projetos (ou seriam sonhos?) são possíveis e viáveis. Entretanto, quando assumem a cadeirinha na câmara, vem o velho golpe da falta de recursos para se cumprir às promessas.
Em entrevista à Rádio CBN Vitória, na última quinta-feira (19), um dos candidatos, que concorre à Prefeitura da Serra, resolveu inovar e propõe, como bandeira de campanha, reforma na administração municipal que há 16 anos é a mesma, além disso, o candidato também prometeu um teleférico no Mestre Álvaro para incentivar o turismo no município.
Uma coisa é certa: a indústria do turismo é a que mais cresce no mundo e é a mais limpa!
A cada ano, mais de 800 milhões de pessoas circulam como turistas pelo planeta. Nesse vai e vem, estão envolvidos os setores de transporte, hospedagem, alimentação e lazer, além da busca por contato com ícones culturais e com a exuberância da natureza local. Por isso, a indústria do turismo é a que mais cresce no mundo. Só no Brasil, em 2007, enquanto o PIB aumentava em 5,7%, o turismo crescia 10%, chegando a representar 2,6% do PIB ou US$ 39 bilhões. Deste montante, 85% são provenientes do turismo doméstico e 15%, gerados por turistas estrangeiros. Atualmente, o turismo é o primeiro item na balança comercial brasileira - no setor de serviços - e o quinto na pauta geral.
Em 2008, o país recebeu mais de cinco milhões de estrangeiros, que deixaram US$ 5,78 bilhões por aqui, atingindo um recorde histórico desde que o dado começou a ser medido pelo Banco Central. Segundo o Ministério do Turismo, em 2009, a atividade turística internacional teve queda em função da crise financeira. Ainda assim, em janeiro, o gasto dos turistas internacionais no Brasil foi de US$ 492 milhões, número 17,3% menor se comparado ao ano anterior, mas o segundo maior da história.
Além disso, o setor gera um em cada doze empregos – no ano passado, foram 238 milhões de novos postos de trabalho abertos. No Brasil, o investimento necessário para a ampliação de empregos no setor turístico corresponde a um décimo do dinheiro gasto para abrir uma vaga na indústria convencional. Isso sem falar nos estímulos que o turismo gera às outras áreas da economia, como agricultura, pecuária e manufaturas.
Thays Prado Edição: Mônica Nunes
Planeta Sustentável - 08/07/2009
Planeta Sustentável - 08/07/2009
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