Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra |
Trabalhos realizados por alunos de centros técnicos de todo o Brasil se transformaram em uma das principais atrações do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica realizado em Florianópolis. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo centro de convenções da capital catarinense para acompanhar debates e os mais curiosos inventos produzidos por unidades escolares brasileiras.
Um dos grandes destaques era um "motor portátil" desenvolvido por uma empresa da incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo. A engenhoca transparente pode ser colocada em uma simples mesa e foi desenvolvida para ajudar em aulas de mecânica.
"Ele foi desenvolvido para ser um equipamento didático. Permite que os professores deem uma melhor aula, o coloque apenas uma bancada", explica Luciano Pereira Siqueira, um dos estudantes responsáveis pelo projeto. "Os cilindros são transparentes e os alunos conseguem visualizar cada etapa do funcionamento do motor".
Na feira de tecnologia, também chamou a atenção um avião não tripulado desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que pode ser usado para auxiliar em operações policiais de monitoramento. Além disso, brinquedos destinados para professores ensinarem matemática, física e química de forma lúdica, carros movidos a energia solar, técnicas de ensino de braile e outros projetos fizeram a festa dos estudantes.
"Muito interessante acompanhar tudo isso. A gente aprende coisas novas em projetos que podem ser usados em nossa região", diz a estudante Raphaela Souza Basso, moradora de Goiânia. O Fórum termina nesta sexta-feira, mas antes mesmo antes do encerramento diversos estudantes estavam em festa. O comando da alegria ficou por conta de 120 jovens de Pernambuco, que passaram pelos pavilhões com uma banda tocando frevo. A música arrastou dezenas de jovens estudantes pela feira.
O grupo pernambucano viajou de ônibus até Florianópolis. Eles saíram de Recife na quinta-feira, dia 24, e só chegaram a Santa Catarina na noite do último domingo.
Matéria:Fabricio Escandiuzzi - Direto de Florianópolis
FONTE: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário