Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sábado, 23 de junho de 2012

CUIDADO COM O MOLHO DE TOMATE! PROCEDE?

Circula na net uma mensagem informando os molhos de tomates que foram reprovados na avaliação de qualidade da PROTESTE. Segundo a mensagem, a associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Pró-Teste, analisou (30) trinta marcas de molhos de tomate industrializados e, dessas marcas, apenas oito seriam recomendadas ao consumo pela Pró-Teste. Ao final, foi concluído que sete produtos oferecem risco à saúde por terem propensão à deterioração. Na épioca, a Pró-Teste entrou com ações nos Fóruns Central e do Jabaquara, em São Paulo, pedindo para tirar de circulação os produtos reprovados.

PROCEDE?

A avaliação a qual se refere a mensagem foi feita em 14/07/2006, conforme apurado no site da PROTESTE. Buscamos informações mais recentes sobre esse tipo de avaliação e nada encontramos. Diante disso, a notícia que vira e mexe aparece em sua caixa de e-mail é velha e, possivelmente, os problemas apresentados na época já foram solucionados, tendo em vista que foram realizadas ações na justiça para resolvê-las.

Diante disso, quem gosta de molho de tomate pode respirar mais tranqüilo, pelo menos até que se prove o contrário.

Várias mensagens desse tipo circulam na net e acabam sendo repassadas sem que seja checada a procedência e veracidade da mesma.

É importante antes de repassar uma mensagem verificar a fonte e origem.

A RELAÇÃO DO TOMATE COM O HOMEM

"Esse fruto que hoje é um alimento universal, de vários tipos e grande versatilidade, já foi tratado como vilão e repudiado como veneno. Ganhou sua redenção e agora é recomendado para a prevenção de alguns tipos de câncer". 

ORIGEM, PROPRIEDADES E CURIOSIDADES DO TOMATE!

Acredita-se que os incas, no Peru, e os astecas, no México, consumiam uma espécie selvagem de tomate 700 anos a.C. 

Com as grandes navegações do século XVI, as primeiras sementes foram levadas para a Europa onde o fruto encontrou resistências, por ser da família das solanáceas junto a venenosa beladona, de formato semelhante e pele negra. A tentativa de experimentar seus talos e folhas provocou intoxicações, o que aumentou a desconfiança em relação ao fruto que era ao mesmo tempo considerado venenoso e afrodisíaco. Entretanto, seu cultivo fácil, crescimento rápido e a bela cor vermelha, que foi adquirindo com os diferentes cultivos, era uma tentação para cozinheiros italianos que, por volta do século XVII, foram testando e experimentando até chegar à incomparável união de massa e molho de tomate, apreciada em todo o mundo.

Cru, cozido ou assado, salgado ou doce, o tomate foi agradando e se popularizando na culinária. 

Enquadrado nutricionalmente na categoria das hortaliças, o tomate é rico em vitamina C, contem importantes minerais como potássio e fósforo. 

A vantagem de incluir tomate na dieta é ter sua riqueza de vitaminas e minerais em bem poucas calorias (16 Kcal/100 g)

A PRÓSTATA AGRADECE!

Foi com o conhecimento dos benefícios desse fruto que ele deixou de ser repudiado e passou a ser recomendado, inclusive por médicos. Estudos demonstraram que o licopeno - que lhe garante a cor vermelha, reduz os níveis de colesterol e auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata e de mama, graças à sua ação antioxidante, que protege as células da oxidação diminuindo a presença de radicais livres. Estudo da Sociedade Americana para a Pesquisa do Câncer mostrou evidências de que homens com câncer de próstata com alto consumo de tomate tiveram redução no tamanho do tumor e diminuição na velocidade do crescimento. O tomate também tem vitamina C, que reforça a ação antioxidante. 

Para que o tomate seja boa fonte dessa vitamina, o ideal é consumi-lo cru. Já para a ação do licopeno, a melhor opção é o consumo após cozimento; o molho de tomate tem maior disponibilidade - maior concentração de licopeno com melhor absorção pelo organismo. O nível de licopeno também varia de acordo com o amadurecimento - o tomate vermelho maduro tem maior quantidade de licopeno.

Muitos acham que tomate é legume. Na verdade ele é fruto do tomateiro e surpreende pela variedade com que se apresenta de cores, tamanhos e forma. Ele é "parente" da berinjela, das pimentas e dos pimentões. 

Os italianos chamam o tomate de pomo d'oro, que significa maçã dourada - provavelmente porque as primeiras variedades encontradas naquele país eram amarelas. 

Na França ficou conhecido como pomo d'amore (fruto do amor), devido a crença nos efeitos afrodisíacos desse fruto.

OS TOMATES ASSASSINOS!

Enquanto nossos molhos de tomates parecem ser inofensivos, você pode se divertir, ou até mesmo aprender a se defender de um possivel ataque de tomates assassinos, com o clássico, cult e trash "Killers Tomatoes" (primeiro de uma trilogia).

O Ataque dos Tomates Assassinos é um marco na história dos filmes trash. É muito engraçado ver ops artistas fazendo caras e bocas de pavor ao serem atacados por "tomatões". Sem dúvida quem assiste pela primeira vez essa obra-prima pergunta "meu Deus, o que que é isso!?". O roteiro tenta, ou não, nos convencer de que os tomates crescem indefinidamente e passam a atacar, presrguir suas vítimas. A situação sai do controle e a população, apavorada, tenta sobreviver ao terrível ataque dessas frutas. Vale a pena ver o que o homem é capaz de filmar (risos).

Um comentário:

Emerson disse...

Em 2008 a notícia já era informada como antiga pelo próprio Pró-Teste.
http://www.proteste.org.br/dinheiro/nc/press-release/teste-antigo-noticiado-como-novo
O tal teste foi feito em 2006. Como estamos em 2013... é no mínimo desatualizada e alarmista.

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...