Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 21 de agosto de 2016

ESTÁDIO DE CANOAGEM SLALOM: UMA DAS OBRAS OLIMPICA MAIS COMPLEXAS!!!

Estádio de Canoagem Slalom: parte do Complexo Esportivo de Deodoro que será transformado no segundo maior parque da cidade, perdendo apenas para o Parque do Flamengo.

É difícil imaginar que skate, surf, boliche, badminton, taco, beisebol, caratêpatinação, escalada, squash, xadrez, beisebol, frisbee, frescobol, polo, sumô, cabo de guerra, esqui aquático, wakeboard, quadribol.. atividades esportivas populares (o quadribol é brincadeirinha...), e outras nem tanto, não façam parte, das olimpíadas. Algumas dessas modalidades já até fizeram parte das olimpíadas, mas foram substituídas por outras.
Bem, existem vários critérios, definidos pelo Comitê Olímpico Internacional - COI, que determinam a inclusão de uma atividade esportiva nas olimpíadas. Para ser considerado esporte olímpico esse deve ser praticado, no mínimo, em 75 países (se for praticado por homens), ou em quatro continentes. Se praticado por mulheres, no mínimo em 40 países ou em três continentes. Mas isso, por si só, não garante a inclusão no programa dos Jogos Olímpicos pois respeita-se o número de atividades suportadas, já que o grande número de esportes aumenta o custo das olimpíadas o que pode tornar inviável a sua organização. Dessa forma, o COI definiu: para um esporte entrar, outro terá que sair!
É óbvio que muitas atividades esportivas, populares, que não estão no programa olímpico, possuem custos infinitamente inferiores para realização se comparado com outras. Algumas atividades com o surfe, skate ou até mesmo o xadrez requerem espaços, digamos, mais modestos do que, por exemplo, a canoagem slalom (foto acima).

O Estádio de Canoagem Slalom conta com 25 milhões de litros de água distribuídos em dois canais em forma de corredeira: um para as provas (250m) e outro para treinos (200m) e faz parte do Parque Radical ou Complexo Esportivo de Deodoro (na Área Norte). Foi uma das obras mais complexas das Olimpíadas, pois simula situações reais de corredeiras, com direito a ondas, piscinas e redemoinhos.

Com 500 mil metros quadrados o Parque Radical custou cerca de R$ 626,5 milhões e engloba o Centro Nacional de Hóquei sobre Grama, o Estádio Deodoro, a Arena da Juventude e as adequações do Centro Nacional de Tiro Esportivo e do Centro Aquático de Pentatlo Moderno.

Não foi um investimento em vão, pois após os jogos será uma grande área de lazer para a população da região de Deodoro transformado-se no segundo maior parque da cidade, atrás apenas do Parque do Flamengo.

FONTES:

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...