Mistérios e Segredos do Sítio Casarão
Mystery and Secrets of the ranch townhouse
sábado, 7 de abril de 2012
HOJE QUEM VAI TOMAR NO CARRINHO DE MÃO?
É HOJE O DIA DESTA GRANDE FESTA!
NO TWO TIME MUSICBAR
COM ROBSON & BRUNO E BANDA BOTANDO PRA QUEBRAR
VAI FICAR DE FORA DESSA?
REUNIÃO SOBRE POLUIÇÃO SONORA: JARDIM CAMBURI É O MAIS BARULHENTO!
Segunda-feira (09), às 14 h, no auditório do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), será realizada a primeira reunião da Comissão Permanente de Poluição Sonora, que tratará do problema na Região da Praia do Canto.
Fazem parte desta comissão, a Semmam, o MPES, outras secretarias municipais e o Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo.
Espera-se que nessa reunião saiam ações que garantam a qualidade de vida dos moradores da região.
Segundo o subsecretário de Controle e Gestão Ambiental, Ronaldo Freire Andrade, a Comissão também vai analisar a situações de outros bairros da capital.
O serviço de Disque-Silêncio, órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), atendeu, nos três primeiros meses deste ano, 566 denúncias de som alto, só na capital.
Os bairros com maior número de reclamações são:
Jardim Camburi, com 14,08% das 566 denúncias, seguido por
Praia do Canto, com 12,62%;
Jardim da Penha, com 9,2%;
Centro, com 5,66%;
Maria Ortiz, com 4,53%;
Maruípe, com 3,4%; e
Santo Antônio, com 3,21%.
As reclamações são por conta de veículos com som alto (28,59%), som alto em residências (26,70%), som em bares (23,14%), barulho em obra (11,57%), barulho em condomínios (9,23%), alarmes de veículos (9,12%) e equipamentos de som em igrejas (5,62%).
A Lei Ambiental, 9.605/98, em seu art. 54, deixa claro: causar poluição sonora é crime.
Em Vitória, os níveis de ruídos mecânicos ou de equipamentos permitidos das 7 às 20 horas é de 55 decibéis e, das 20h às 7h, de 50 decibéis, em zonas residenciais.
CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA A VIDA EM LUA DE SATURNO
A sonda espacial Cassini registrou jatos de água gelada em vários voos próximos à superfície de uma lua de Saturno, Encélado, que poderiam indicar um habitat propício para a existência de vida, informou a Nasa em seu site.
"Mais de 90 gêiser de todos os tamanhos estão emitindo vapor de água, partículas de gelo, e componentes orgânicos na superfície do Polo Sul de Encélado", disse Carolyn Porco, chefe da equipe de Imagens Científicas da sonda espacial Cassini.
Estes gêiser, que surgem através de fendas na superfície gelada da sexta lua de Saturno, poderiam revelar a existência de um vasto mar subterrâneo.
"Cassini voou várias vezes através destas partículas e as analisou. Além de água e material orgânico, encontramos sal nas partículas de gelo. A salinidade é a mesma que a existente nos oceanos da Terra", explicou Carolyn.
A cientista afirmou que parece "coisa de louco", mas é como "se nevasse sobre a superfície deste pequeno mundo", em referência às condições favoráveis à vida microbiana neste satélite.
"No fim, esse é o lugar mais promissor que conhecemos para a pesquisa em astrobiologia. Não precisamos sequer mexer na superfície. Basta voar entre estas colunas de partículas. Ou podemos pousar sobre a superfície e tirar mostras", disse.
A sonda Cassini, lançada em 1997, é uma missão na qual participam a Nasa, a ESA (Agência Espacial Europeia) e a Agência Espacial Italiana, cujo objetivo é estudar as mudanças climáticas em Saturno e em suas luas.
No ano passado a Nasa decidiu prolongar a missão, que transmitiu informações do sistema de Saturno durante quase seis anos, até 2017.
"O tipo de ecossistemas que Encélado pode abrigar poderiam ser como os existentes nas profundezas de nosso planeta. Embora tudo aconteça inteiramente à revelia de luz solar", acrescentou.
Cassini foi lançada ao espaço em outubro de 1997 junto com a sonda Huygens da ESA, e chegou às imediações de Saturno em 2004 para iniciar o estudo de Titã, a maior lua do planeta.
Fonte: EFE
ENCONTRADO HOMINÍDEO COM DEDÃO DE PÉ DE MACACO
Tem gente que vive com um pé no passado, mas um estranho hominídeo de 3,4 milhões de anos abusava do direito de ser saudosista. Enquanto outros membros primitivos da linhagem humana já tinham dominado totalmente a arte de andar com duas pernas, a criatura ainda tinha um dedão do pé que funcionava como polegar, como o dos chimpanzés e gorilas de hoje, por exemplo.
Isso não o tornava totalmente incapaz de caminhar como bípede, mas decerto comprometia a elegância e a eficiência de seu passo --ele teria de apoiar a maior parte de seu peso no lado de fora do pé, como fazem os grandes macacos atuais.
A descoberta do hominídeo "passadista", cuja espécie ainda é um mistério, está na revista científica "Nature" de 29 DE MARÇO.
Os responsáveis por ela são o etíope Yohannes Haile-Selassie e o americano Bruce Latimer, ambos da Universidade Case Western Reserve, em Ohio (EUA).
As informações sobre a criatura ainda são parcas porque os pesquisadores, por enquanto, só acharam oito ossos do pé direito do hominídeo. Os dados são suficientes, no entanto, para reconstruir como a criatura andava.
"O andar bípede é o que separa os seres humanos e seus ancestrais diretos dos outros primatas e, na verdade, de todos os outros mamíferos", diz Bruce Latimer. "Encontrar um hominídeo que foge desse padrão é surpreendente."
O VELHO E O NOVO
Surpreendente, mas não exatamente único. O hominídeo mais antigo cujo esqueleto quase completo chegou até nós, o etíope Ardipithecus ramidus, de 4,4 milhões de anos, também possuía um dedão do pé (ou hálux, como preferem os cientistas) com características semelhantes às vistas em macacos: curto e distanciado dos demais dedos do pé.
A interpretação mais comum desse fato é que, embora passasse algum tempo no chão, na posição ereta, o A. ramidus também seria capaz de agarrar galhos de árvore com os pés, locomovendo-se no alto da floresta.
No entanto, por volta de 3,5 milhões de anos atrás, uma única espécie de hominídeo parecia ter tomado conta da África Oriental. Era o Australopithecus afarensis, a espécie da famosa fêmea "Lucy" --um ancestral do homem já quase totalmente bípede.
O problema é que o novo e misterioso hominídeo é praticamente contemporâneo de "Lucy", mas seu pé é de um "modelo" 1 milhão de anos mais antigo. Mal comparando, é como se humanos atuais convivessem com o Homo erectus na mesma região, já que ambos eram da Etiópia.
Além do dedão com capacidades de polegar, os outros dedos do "novo" hominídeo etíope também eram mais compridos que os de hominídeos mais recentes. No geral, o pé da criatura se parecia mais com o de um gorila.
Os cientistas querem tentar achar mais fósseis antes de determinar a identidade da criatura. Pode ser, por exemplo, que se trate de um espécime tardio da linhagem do Ardipithecus.
De qualquer modo, não seria a primeira vez que múltiplas espécies de ancestrais do homem, cada uma com adaptações diferentes para modos de vida diversos, são identificadas na mesma região e época pelos cientistas.
Outro exemplo, alguns milhões de anos depois, envolve os chamados australopitecos robustos, que desenvolveram enormes mandíbulas para mastigar gramíneas e sementes duras.
Fonte: Folha Online
sexta-feira, 6 de abril de 2012
PODE SER PRORROGADO: DECRETO QUE SUSPENDE A LEI DE CRIMES AMBIENTAIS!
BRASÍLIA - A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reconheceu nesta terça-feira que o atraso na votação do novo Código Florestal na Câmara pode provocar a quarta prorrogação do decreto de suspensão da Lei de Crimes Ambientais.
O texto, que suspende a imposição de multas e sanções aos produtores rurais em situação ambiental irregular, perderá a validade na próxima quarta-feira, dia 11 de abril.
“Eu quero ter da presidenta uma posição muito clara para levar aos líderes hoje, porque na semana que vem vence o decreto que suspende as punições”, disse a ministra.
“Eu acredito, pelo que estou entendendo, que deveremos ter uma prorrogação com um tempo que permita terminar essas conversas e poder fazer a votação”, declarou Ideli, no Palácio do Planalto, ao fim do evento de anúncio de medidas para estímulo à indústria.
A ministra não soube informar por quanto tempo poderia ser prorrogado o prazo do decreto. Em dezembro, Dilma manteve a aplicação do dispositivo por um período de quatro meses.
Segundo a ministra, o relator do projeto na Câmara, Paulo Piau (PMDB-MG), está mantendo reuniões com os ministros ligados à questão para “se ter um entendimento claro do que vai ser votado efetivamente” e as “consequências” do novo código.
FONTE:Valor Econîmico
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 20!: PRÊMIO FUNARTE DE ARTE CONTEMPORÂNEA.
A Funarte publicou, no dia 6 de março, quatro editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Válidos para todo o Brasil, os editais selecionam projetos de exposições, a serem realizadas nos espaços de artes visuais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Estão habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais. O (a) participante pode também representar coletivos de artistas, ou pode, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica. O edital foi publicado no Diário Oficial da União, nº 45, Seção 3.
O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI!
DINAMARCA 100% LIMPA ATÉ 2050!
Os dinamarqueses sempre estão na vanguarda no quesito sustentabilidade. Bom exemplo disso são as milhares de bicicletas que substituem os carros nas ruas de Copenhague.
E a ousadia daquela nação nórdica continua, agora na busca da energia 100% limpa. O governo dinamarquês anunciou que pretende chegar ao ano de 2050 utilizando somente energia de fontes renováveis alinhada à redução de emissão de carbono. Saem o gás, o petróleo e o carvão, entram os parques eólicos, redes inteligentes e biogás.
Até 2020, a Dinamarca já terá 35% de sua demanda energética dentro desses parâmetros, o que permitirá uma redução de 34% nas emissões de gases do efeito estufa.
FONTE: CONAPUB
SAÚDE QUE MATA: 363 MORTES SUSPEITAS EM HOSPITAL NO RIO
No Hospital municipal Salgado Filho, no Méier, quase a metade (363) dos 854 pacientes internados por mais de 24 horas na emergência morreu por infecção hospitalar, em 2010. No CTI do mesmo hospital, 30% dos 289 internados também morreram pelo mesmo motivo. Os dados constam de um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público estadual para investigar as causas dos óbitos na unidade.
Leia mais no Blog do Dr. Marco Sobreira
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)
POSTAGENS RELACIONADAS...
É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!















