Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

quinta-feira, 28 de maio de 2020

DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DE 1990, NA LIVE LEGAL!

A Live com os ex alunos da
Banda do Estadual de Vitória
A terceira Live Legal, do Projeto Confinamento Sem Sofrimento, levou os ex alunos da Banda Musical do Colégio Estadual de Vitória, para reverem o desfile de 7 de Setembro de 1990, ocorrido, na época, na Avenida Jerônimo Monteiro, no centro da capital capixaba, Vitória.

A Live teve inicio com uma matéria do ES TV, da Rede Gazeta, que na época pautou as dificuldades enfrentadas pela instituição com a falta de maestro. Três anos depois, por total descaso publico, comuns até hoje, os alunos ficaram órfãos com o fim dessa grande banda que fez história.

Na sequência, o vídeo do desfile que, além da Banda Musical do Colégio Estadual apresentava as bandas da antiga Escola Técnica Federal do Espirito Santo, hoje CEFETES, Banda do Instituto Alan kardec e a Banda do Talma Sarmento

Inevitável não se emocionar ao regressar mais de 30 anos.


 Trecho da Live Legal.

O Projeto Confinamento Sem Sofrimento busca reunir as pessoas para relembrar e curtir bons momentos que marcaram a vida de todos e que ficaram registrados em fotos e vídeos com o objetivo de tornar algumas horas do confinamento mais agradáveis e felizes. 

As outras duas Lives Legais também reuniu ex alunos da banda que assistiram outros vídeos com registros de momentos como casamento, oficina, carnavais, finais de semana... 

Além das lives para os ex alunos da Banda Musical do Colégio Estadual, o projeto promoveu também uma Live a Fantasia.  

BREVE HISTÓRICO DA

BANDA MUSICAL DO COLÉGIO ESTADUAL DE VITÓRIA.

A Banda do Colégio Estadual chegou a ter mais de 100 integrantes, representou o Estado em concursos nacionais de Bandas e Fanfarras em Pernambuco e consagrou-se campeã nacional em 1990, em São Paulo. Em 1993 foi extinta por falta de recurso público.



As Bandas foram importantes na vida de muitos estudantes, onde aprendiam teoria musical e leitura de partituras. Além disso, elas contribuíam com o desenvolvimento da concentração, disciplina, melhora no raciocínio e aumento da criatividade. 

Por ser uma estrutura coletiva, era relevante na formação do aluno dentro de um processo de socialização. Muitos integrantes, hoje, tocam na banda da Polícia Militar ou vivem da música (dando aula ou fazendo parte de bandas diversas, grupos musicais ou orquestras.

Os integrantes dessas bandas tinham ainda a grande oportunidade de conhecer o Estado de norte a sul e interagir com alunos de diversas partes do Brasil. 

Na Grande Vitória ainda existem bandas relevantes, embora sem muitos recursos, como a do Colégio Talma Sarmento, de Campo Grande, a Banda Musical Alvimar Silva, de Vitória e Banda Musical Costa e Silva, de Guarapari.

No Estado ocorrem concursos importantes como Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas de Itapemirim (CONFABANI), realizado em junho, em Vila de Itapemirim e o Concurso de Fanfarras e Bandas de Presidente Kennedy (CONFABAP), em Presidente Kennedy.




Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...