Prefeitura de Nova Venécia - Foto: Vila Notícias |
Uma boa, notícia no mar de lama que se tornou os noticiários, que vem de Nova Venécia, cidade ao noroeste do Espírito Santo, a 225 km da capital Vitória, para ser mais exato.
Nova Venécia surpreende por possui agora uma lei, sancionada pelo prefeito Mário Sérgio Lubiana, que impede a nomeação para cargos em comissão de doadores de campanha eleitoral nos Poderes Legislativo e Executivo.
De autoria do presidente da Câmara, Antonio Emílio, a lei proíbe a nomeação para cargo em comissão e função gratificada para qualquer pessoa que tenha efetuado doação financeira para a campanha eleitoral da autoridade nomeante, por cinco anos, contados da data da doação. Dessa forma, o doador fica proibido de assumir qualquer cargo, de nomeação do político beneficiado, por cinco anos. O impedimento também vale se qualquer integrante da família doar dinheiro.
Segundo o autor da lei, “A finalidade é vedar que doadores de campanha eleitoral sejam favorecidos com nomeação em cargos comissionados, desvirtuando a essência dos cargos públicos, que é o de servir à sociedade”.
Tal situação, por bom senso e ética, nem precisaria de uma lei se nossos edis fossem, em grande parte, cidadãos desprovidos dessa prática oportunista absurda e incoerente. Isso por si só já é um sinal claro de candidato que não representa os interesses públicos sendo o suficiente para não serem reconduzidos ao poder, reeleitos. Mas em fim, muitos empoderados lá chegaram por falacias e/ou manobras politiqueiras e, sendo assim, se faz necessário criar leis para impedir práticas oportunistas.
O município já se destacou na mídia por possuir um grupo de cidadãos, não filiados a partidos políticos, que não falta a uma sessão da Câmara Municipal onde monitora e avalia o trabalho de todos os vereadores. O G.I.M. (Grupo de Inteligência Municipal) e um projeto que, além de fiscalizar os edis, acompanhando seus trabalhos, também analisa os gastos da prefeitura, organiza eventos culturais e visita escolas onde dialogam com os estudantes sobre a importância da participação da sociedade na gestão pública.
Grupo de Inteligência Municipal (GIM): presença pontual na câmara, fiscalizando e divulgando a pontuação de cada parlamentar. - Foto: Rede Notícia de Comunicações |
Parabéns galera do G.I.M. e a municipalidade por estarem fazendo a diferença na construção de uma sociedade politica mais digna com apreço ético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário