Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

segunda-feira, 8 de maio de 2017

A PITADA DE INFORMAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA!

Interessante observar nas matérias que comparam o mundo civilizado com o mundo desordeiro, de gente oportunista, que gosta de se dar bem as custa de falcatruas, desrespeitando as Leis e reelegendo criminosos corruptos é que só apresentam como são suas Leis. Não mostram como são as pessoas, sua cultura, seu comportamento social e sua qualidade de vida. 

Uma matéria que circula pelas redes sociais e no WhatsApp, por exemplo, mostra que em Londres as leis trabalhistas são flexíveis, ao contrário daqui, mas não mostra os principais motivos que contribuem para isso já que a relação entre partes dependem de vários fatores para que ocorra uma flexibilização legislativa.

É notório, nos países desenvolvidos, cidadãos  mais conscientes e comprometidos com suas responsabilidades sociais, a relação trabalhista é "madura", não sendo os patrões senhores de engenhos e os empregados oportunistas. Ambos respeitam seus direitos e cumprem com seus deveres pois lá a relação trabalhista é fundamentada no principio da ética e moralidade e não no "se dar bem as custa do outro", explorando, extorquindo, mentindo e, até mesmo, roubando horas e direitos, tanto de um lado quanto do outro. Lá, ao contrario daqui, não existe o "jeitinho londrino", pelo menos de forma descarada e assumida como em terras tupiniquins.

Para nós, mortais reles por nossa própria inconsequência, nas urnas, o sistema trabalhista londrino parece decepcionante já que estamos acostumados às regalias da lei Brasileira que, em seus primórdios, foi adequada a nossa infeliz realidade consoante ao contexto histórico que, na ocasião, já configurava-se como uma relação complicada por ser oportunista, exploratória, sem bom senso e boa vontade sendo necessária a intervenção do Estado para garantir os direitos trabalhistas.   

No entanto, nos tempos atuais, antes de mudarmos as Leis, ou flexibiliza-las, precisamos mudar o nosso caráter, nosso comportamento, cultura e acabar de vez com o desprezível "jeitinho brasileiro".

Assim, creio que nessas matérias não encontramos o bom senso jornalístico, a "pitada" fundamental de profissionalismo e o comprometimento com a verdade num todo onde omite-se ou ignora-se que as diferenças entre o mundo civilizado e o primitivo partem do comportamento de seus cidadãos, da sua cultura, educação, qualidade de vida e não apenas da sua Legislação. Sem esses "ingredientes " a matéria torna-se incompleta, equivocada e podemos até pensar que seja tendenciosa, manipuladora, partidária.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...