Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sábado, 28 de maio de 2016

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS LICENCIAMENTOS, SEGUNDO O MMA!

Imagem da Internet
Os Programas e projetos de Educação Ambiental (PEAs) passaram a ser regrados pela Instrução Normativa do IBAMA nº 02, de 27/12, a qual estabeleceu regras bases técnicas para programas de Educação Ambiental  (EA)apresentados como medidas mitigadoras ou compensatórias, em cumprimento às condicionantes das licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Alertamos, que esse avanço no campo da EA esta ameaçado pela Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 65/12, a qual acrescenta parágrafo 7º, no art. 225 da Constituição Federal, e visa substituir o licenciamento pela simples depósito do do Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA) junto ao órgão licenciador.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), existem 1.500 PEAs em execução no Brasil, no âmbito dos licenciamentos ambientais federal e estaduais, exigidos como condicionantes das licenças emitidas, distribuídos irregularmente no território brasileiro. A maior parte é esta concentada na região sudeste.

Com o objetivo de fortalecer e qualificar a Educação Ambiental (EA) no âmbito do Licenciamento Ambiental e avaliar e conhecer mais profundamente a EA realizada nos licenciamentos ambientais federal e estaduais, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), do MMA, promoveu um levantamento e análise de programas e projetos de  federal e estaduais, exigidos como condicionantes das licenças emitidas pelos órgãos licenciadores.

Entre outras conclusões, algumas questões já apontadas pelo movimento ambiental/ecológico, como  um número significativo, 35% dos PEA, somente as vezes estão relacionados aos impactos da atividade/obra licenciada, deixando assim de cumprir seu objetivo. OS PEAs não tem controle social, pois não são avaliados pelas comunidades e conselhos ambientais. A ausência de regramento também foi confirmada, pois 50% dos estados que executam PEAS não possuem regras próprias, o que dificulta, o controle, a transparência e o atendimento das normas vigentes.

A analise iniciou em em setembro de 2014 e foram finalizadas em fevereiro de 2016. Os resultados podem ser conferidos AQUI!

FONTES: MMA e CEA

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...