A imagem de Jesus Cristo é bem conhecida por todos: cabelos longos, barba, olhos azuis... Mas seria essa a verdadeira face de Cristo?
A Bíblia não descreve detalhes dos traços de Jesus. Talvez a aparência nunca tenha sido algo relevante a ser considerado e por isso a feição dele nunca foi descrita ou explorada na escritura sagrada.
O Santo Sudário |
A mais importante referencia de como ele seria é o Santo Sudário de Turim, peça de linho onde se tem a imagem de um homem que foi crucificado. O manto está guardado na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV e raramente é exibido em público. A imagem nele é mais nítida na versão de negativo fotográfico do que em sua estrutura natural.
A verdadeira face de Cristo, segundo cientistas. |
A imagem revelada foi bem diferente da explorada pela imaginação dos pintores renascentistas, 14 séculos depois que ele nasceu e que, até hoje, é adotada pelos cristãos.
As várias faces de Cristo segunda a imaginação: nas artes. |
Imaginar um Cristo diferente daquele que nos foi apresentado desde a nossa infância, pelas pinturas e o cinema é mesmo algo difícil de romper.
Culturalmente associamos o bem com o belo e a imagem de Cristo não é diferente. Mas seria o filho de Deus um belo homem? Bem, um rei rico sabemos que ele não foi, e isso, na época, já foi uma grande surpresa e decepção para muitos que ouviram o anuncio da vinda do Messias, propagada pelo povo de Israel. O filho de um Deus nascer em um estábulo, acolhido em um cocho e rodeado por animais, sem nenhum luxo era de fato inconcebível.
Culturalmente associamos o bem com o belo e a imagem de Cristo não é diferente. Mas seria o filho de Deus um belo homem? Bem, um rei rico sabemos que ele não foi, e isso, na época, já foi uma grande surpresa e decepção para muitos que ouviram o anuncio da vinda do Messias, propagada pelo povo de Israel. O filho de um Deus nascer em um estábulo, acolhido em um cocho e rodeado por animais, sem nenhum luxo era de fato inconcebível.
Entre tantas imagens criadas para descrever como é realmente o filho de Deus, uma chama a atenção por ter sido criada antes mesmo da reprodução científica feita com base no intrigante e fantástico Santo Sudário. Essa não partiu da ciência e nem da imaginação de artistas e sim da afirmação de duas pessoas: uma viu o Príncipe da Paz, um carpinteiro que disse ter atendido o seu pedido, de ter uma refer~encia de como seria o rosto de Cristo. A outra, que esteve no céu, após uma experiência de quase morte. Ambos os personagens muito jovens, ainda crianças, já demonstravam muita inteligência e sabedoria.
O Príncipe da Paz, segundo Akiane Kramarik: seria Jesus? |
Akiane Kramarik. |
Akiane Kramarik, de Illinois (EUA), é uma criança prodígio, filha de mãe lituana e de pai norte-americano. Sua genealogia inclui povos de vários lugares do mundo. Ela não frequenta escolas, e estuda em casa, com ajuda de professores particulares. Kramarik é autodidata em pintura e começou a desenhar aos quatro anos de idade. Além dos dotes artísticos ela fala três línguas, russo, lituano, inglês e a linguagem dos sinais.
Mas o que chama a atenção é que a sua arte, segundo ela mesma, é inspirada nas visões do céu, bem como
em sua ligação com o Deus. Aos dez anos, ela participou de uma entrevista do programa de TV norte americano The Oprah Winfrey Show, e também apareceu na rede CNN.
Ela afirma ter visões com Jesus, que foi retrato por seus pinceis. A pintura é incrivelmente parecida com a que foi revelada pelos cientistas, antes mesmo de realizarem o trabalho de reconstrução de sua face por meio do Santo Sudário.
Colton Burpo |
Outro fato curioso, que envolve a pintura de Akiane Kramarik, é a história do segundo personagem, Colton Burpo, ocorrida em 4 de julho de 2003. Colton e Akiane não se conheciam. Após uma experiência de quase morte, o menino de apenas três anos, também americano, começou a relatar que esteve no céu, no colo de Jesus e que ele lhe apresentou, no céu, o seu bisavô e a sua irmã, abortada antes mesmo dele nascer. Seu relato sobre a experiência intrigou seus pais pelos detalhes e por conter informações que o menino desconhecia e que, de fato, tinham ocorrido. Um dia, ao ver o pai lendo sobre a história de Akiane Kramarik e ao ver a imagem do homem pintado por ela, Colton Burpo disse que era aquele o homem que o tinha recebido no céu.
A história de Colton virou um livro, foi top 10 do New York Times e, posteriormente, um filme "O Céu é de Verdade".
Bem, como disse Hamlet, personagem da peça de Shakespeare,
“Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia” após seu espanto ao ver o fantasma do seu pai, não podemos negar que estamos cercados de mistérios e segredos e tudo que foge do "convencionado" é duvidoso, improvável, são alucinações, devaneios, charlatanismo... e, assim sendo, inacreditável!
Imagine se Cristo retornasse hoje, não fizesse nada que provasse ser o verdadeiro Cristo se não pregar a paz, o amor, a justiça... será que o receberíamos de braços abertos ou o taxaríamos como mais um louco, herege, oportunista?
Mistérios existem entre o céu e a terra e muito além desses... cabe a cada um as interpretações, opiniões, aceitação e, certamente, as consequências. Parafraseando Albert Einstein, "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original...
Uma ótima semana para todos!
Uma ótima semana para todos!
5 comentários:
https://youtu.be/r41wg9iM6gw
https://youtu.be/L1d4Uao8zwk
https://m.facebook.com/serradaslaranjeiras/?ref=page_internal&mt_nav=0
Excelente texto!
Parabéns!
Excelente texto!
Parabéns!
Excelente texto!
Parabéns!
Eu acredito na Akiane e no Colton Burpo.
Postar um comentário