Para aqueles que ainda não assistiram ou querem rever o Espetáculo CHICO PREGO, nós da Cia Makuamba estaremos fechando o festival Aldeia Sesc Ilha do Mel.
Entrada Gratuita!
SINOPSE
Espetáculo baseado na Insurreição de Queimado que ocorreu em março de 1849. Este evento histórico foi palco de acontecimentos dramáticos ocorridos em São José de Queimado, no Distrito da Serra que fica nos arredores de Vitória, capital do Espírito Santo.
Frei Gregório de Bene, italiano era encarregado da instrução da população local. Em seus sermões, condenava a escravidão e o tratamento desumano recebido pelos escravos. Entre suas missões, havia a construção de uma igreja na região, só que lhe faltavam recursos. Assumiu, junto aos escravos, o compromisso de libertá-los das mãos de seus senhores no dia da inauguração da igreja, mas para inaugurá-la, precisava da ajuda dos escravos. Os negros trabalharam em horas de folga e durante a madrugada.
Na inauguração, porém, a promessa não foi cumprida, causando a revolta. Os rebeldes se refugiaram no mato, sendo alguns capturados e outros desaparecidos, supostamente mortos de fome. Era o fim da Insurreição de Queimado.
Os escravos eram liderados por Chico Prego e Elisiário que travaram uma sangrenta luta pela liberdade, que terminou com centenas de mortos.
Pesquisas revela que um grupo de negros fugitivos seguiram para diversas regiões do Estado formando novos Quilombos, entre os quais o mais conhecido está o Morro do Moxuara, em Cariacica, formando o povoado de Piranema, principal reduto das Bandas de Congo, um ritmo musical africano que só existe no Espírito Santo.
O espetáculo foi construído com linguagens musicais características da região como o Congo, Jongo, Capaoeira e outras expressões das tradições populares do Espírito Santo e pretende contara através do teatro a saga de Chico Prego, que tornou-se uma lenda para os negros que almejavam a liberdade na região do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário