Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sábado, 1 de dezembro de 2012

GRANDES EMPRESAS DOAM FORTUNAS PARA ELEGER SEUS CANDIDATOS. SERÁ POR QUE?



Por: Kauê Scarim

Receber fartas doações de campanha de grandes empresas já é há algum tempo prática corrente entre os candidatos. Mais do que isso. Virou quase regra, principalmente entre os favoritos nos pleitos. Em 2012, antes das eleições, grande era a expectativa para o comportamento das empresas, motivada principalmente pelo distanciamento do Estado dos centros de poder empresarial e por uma possível baixa econômica que, ventilava-se, estaria atingindo as corporações com a crise econômica.

Com a divulgação da prestação de contas dos candidatos, feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste mês, ficou claro qual foi a mudança tática das empresas nas doações: ao invés de grandes montantes para poucos candidatos (que era regra anteriormente, em especial no caso dos favoritos), escolheu-se o método “democrático”, encaminhando valores menores para vários candidatos.
 
Mais do que isso, a prestação de contas também mostrou que o domínio financeiro sobre os políticos do Espírito Santo continua na mão de poucos grupos empresariais. Mais concretamente de duas mega-corporações: a ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, e a Aracruz Celulose (Fibria). Ambas as empresas, como se diz popularmente, “molharam as mãos” de muitos candidatos Estado afora – e em número maior nos municípios da Grande Vitória.
.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA, AQUI!
.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...