Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 4 de novembro de 2012

FRAIBURGO: A CAPITAL DA MAÇÃ!



Localizada na fantástica Rota da Amizade, que compreende as cidades de Fraiburgo, Tangará, Treze Tílias, Joaçaba e Piratuba, no  meio oeste catarinense, no imenso Vale do Contestado, a cidade de Fraiburgo é conhecida por seus vastos pomares de maçã que, favorecidos pelas baixas temperaturas (que chegam a -5 graus no inverno), se tornam um ponto turistico do município.

Fraiburgo foi fundada pela família Frey, originária da Alsácia, que chegou à região em 1919, atraída pelo ciclo da madeira, e instalou ali uma serraria. A família abriu as primeiras ruas e construiu uma barragem – que deu origem a um lago artificial, o Lago das Araucárias, verdadeiro cartão-postal da cidade. Este espírito desbravador trouxe rápido desenvolvimento à região, que se tornou distrito em 1949 e cidade em 1961, desmembrando-se de Videira e de Curitibanos

Com a diminuição das matas devido à exploração da madeira, os colonizadores começam a buscar alternativas econômicas. Além de plantar uva para fabricar vinho, os Frey produzem mudas de frutíferas européias e dão início à transformação de Fraiburgo na Terra da Maçã - a fruta que melhor se adaptou à região e ao clima. De 1912 a 1916, o município vivenciou a sangrenta Guerra do Contestado.  

Com 8.200ha de macieiras, 11.200.000 pés de maçãs e uma produção de 260 toneladas/ano, Fraiburgo tem na florada da macieira, na colheita das maçãs, na gastronomia e no inverno rigoroso, que por vezes salpica de branco os belos pomares, seus maiores atrativos. 


A cidade é responsável por 40% da produção nacional e 60% da produção estadual de maçã. O visitante pode passear pelos pomares e colher com as próprias mãos as frutas que desejar ou ir às indústrias e acompanhar a seleção, a classificação e o processo de embalagem da fruta. 

Diferente do que o seu clima frio pode sugerir, Fraiburgo é uma cidade acolhedora e agradável. Naturalmente, o maior atrativo é a gastronomia: pode-se comer uma infinidade de pratos à base de maçã - desidratada, em forma de geléia, torta, compotas, chá.

Aniversário da Cidade: 31 de Dezembro
Gentílico: Fraiburguense
População: 34.455 habitantes 


Com belas paisagens, a cidade reúne as culturas alemã, italiana e austríaca em sua arquitetura, artesanato e gastronomia.

Em outubro acontece um dos maiores espetáculos, a florada das macieiras. Permita-se o prazer de observar a florada e a colheita da maçã em pomares de paisagem única e exuberante, e, para os amantes do néctar dos deuses, explorar o Vale da Uva e do Vinho e conhecer, desde os parreirais, até o processo de elaboração da bebida nas charmosas vinícolas da região.


A infraestrutura de Fraiburgo conta com rodovias pavimentadas e uma excelente rede hoteleira, além de diversas opções de lazer, que vão de esportes radicais a passeios naturais.

Distância Capitais

Curitiba: 300 km
Florianópolis (via BR 282): 375 km
Porto Alegre: 530 km

Como Chegar
Fraiburgo está 41km ao norte da BR-470, pela SC-456 e SC-453. O acesso fica 40km depois de Curitibanos, para quem vem do litoral, ou 27km depois de Campos Novos, para quem vem do oeste. Para quem vem do norte, Fraiburgo está a 54km de Caçador, via SC-303/SC-453. 

FONTES:
Prefeitura de Fraiburgo
Blog de Eduardo Luiz Silva
Férias.tur.br

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...