O objetivo dos Conselhos Municipais é permitir a participação popular na gestão pública para que haja um melhor ATENDIMENTO À POPULAÇÃO.
Os participantes dos Conselhos não recebem qualquer remuneração. trata-se de uma atividade é voluntária e de interesse público, ou seja, ninguém é OBRIGADO a participar e, por isso, ao contrário do que o atual presidente e alguns conselheiros desejam NÃO se deve cobrar por isso! Já imaginaram se formos remunerar todos os conselhos? Já achamos um absurdo os vereadores receberem pagamento, agora teremos ainda que pagar conselheiros? Certamente os artistas serranos gostariam de ter ouvido o Conselho fazer outros pedidos ao Secretário de Cultura, não esse de ordem tão "pessoal", do Conselho.
Quando um conselheiro trabalha com ética e comprometimento com a sua função, ele contribui significativamente com o desenvolvimento da pasta a qual ele representa e com a qualidade de vida dos cidadãos do município, vocês acham isso pouco? Embora não seja isso que esteja ocorrendo na Serra, pois cabe ao conselho administrar as ações e aplicações dos recursos públicas e NÃO monopolizar a função, dificultar a candidatura de cidadãos que desejam participar do conselho, destinar recursos da Lei em beneficio dos próprios conselheiros, mesmo que a Lei permita isso, por que será que nunca tentaram mudar? Tornar a Lei mais ética assim como é em Vitória, Vila Velha, Cariacica e em muitas outras cidades. Por que será que fazem tanta questão de continuarem no Conselho, já que eles reclamam ser desgastante, sem remuneração? Será que é por causa desse privilégio, de poder ter seus próprios projetos aprovados? Queremos mudar isso!
Vejam no vídeo abaixo a fala do atual, e perpetuado, presidente do conselho que praticamente EXIGE do Secretário de Cultura AJUDA DE CUSTO afirmando que está no conselho há 10 ANOS!!!
O fato de os artistas estarem indignados por terem seus projetos reprovados não se resume apenas a isso. Além do mais, entre os indignados estão artistas que NÃO TINHAM projetos inscritos e até que TEVE PROJETO APROVADO, mas que reconhecem as injustiças e incoerências existentes no Conselho.
Nós queríamos esclarecer todas as dúvidas em relação as atitudes do atual Conselho, mas o Sr. Presidente NÃO PERMITIU, encerrou a mesma e deixou a sala sob o protesto dos artistas que foram ignorados e desrespeitados.
A Lei Chico Prego demanda recursos públicos e quem administra esse recurso deve prestar conta não somente aos artistas, mas a todos os contribuintes. Isso é uma obrigação!
Estamos indignados sim por: não conhecer os critérios de distribuição dos recursos da Lei Chico Prego; ver conselheiros, que avaliam os projetos, serem beneficiados consecutivamente; ver os recursos do município beneficiando artistas de outros municípios, enquanto muitos aqui pagam para manter projetos culturais e sociais; perceber a tentativa de impedir que novos cidadãos entrem no conselho para moralizá-lo, entre tantas outras...
Talvez se o Sr. Presidente tivesse dado esse direito aos artistas indignados, de esclarecerem essas dúvidas, descobriria a nossa rela intenção, que queremos um CONSELHO TRANSPARENTE, JUSTO e que REPRESENTE e DEFENDA os INTERESSES dos ARTISTAS SERRANOS. Um conselho que fiscalize todas as ações culturais do município, não somente o recurso da Lei Chico Prego; um Conselho que NÃO exige remuneração ou qualquer forma de ajuda de custo; um Conselho que não terá conselheiros com projetos inscritos; um Conselho que represente os artistas e respeite os mesmos; um Conselho que contribua para o desenvolvimento cultural do município; um Conselho sem preconceito, ou seja, um Conselho DEMOCRATICO! Será que nesses seus 10 ANOS o Sr. pensou em um Conselho assim?
Nós, artistas e cidadãos, NÃO estamos indignados por conta dos projetos que não foram aprovados, mas sim pela falta de critérios, de transparência, de respeito com a cultura e com os artistas serranos que já não recebem merecida atenção do poder público municipal e, lamentavelmente, nos últimos 10 anos, não vem recebendo do Conselho Municipal de Cultura.
Queremos justiça e buscaremos por ela!
Nenhum comentário:
Postar um comentário