Prezado consumidor,
Tal decisão foi tomada a partir de uma representação feita pela Plastivida ao CONAR, que entendeu, de forma unanime, que o conteúdo da campanha contraria os oito itens da ética publicitária no que se refere à sustentabilidade, ou seja, não apresenta qualquer dado científico que embase os apelos ambientais contrários às sacolas plásticas citados na campanha.
A Plastivida também demonstrou ao CONAR que, em momento algum da campanha, a APAS informou a você, cidadão, que o custo das sacolas plásticas já está embutido no preço dos produtos e que, apesar de deixar de distribuí-las, estas continuam a ser cobradas indiretamente, caracterizando claro prejuízo econômico ao consumidor, sem qualquer vantagem ambiental.
Por consequência, a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco” desrespeitou os cidadãos, caracterizando uma tentativa de propaganda enganosa, razão pela qual o CONAR determinou sua suspensão imediata. A decisão está publicada no site da entidade: www.conar.org.br.
A propósito, lembramos, também, que você tem direito a receber gratuitamente embalagens adequadas para transportar suas compras.
Atualmente este direito está garantido por um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta - assinado pelo Ministério Público.
O TAC tem validade até 3 de abril e a partir desta data, você poderá continuar a exigir de seu supermercado embalagens para transportar as compras.
Independentemente do TAC, esse é um direito seu, garantido pelo PROCON em nota oficial em seu site.
Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos
Nenhum comentário:
Postar um comentário