Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RESULTADO DA EXPLANAÇÃO DO SÍTIO CASARÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA!

Ontem, às 13h30, na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, no Plenário “Deputada Judith Leão Castello”, ocorreu a explanação sobre o Sítio Casarão na reunião ordinária da Comissão de Cultura dessa casa de Leis.

A reunião foi presidida pelo Deputado Claudio Vereza e estiveram presentes os deputados Sandro Locutor e Gilsinho Lopes.

A explanação foi feita por Ádson Lima, Diretor Cultural do Grupo de Desenvolvimento Humano e Ambiental Instituto Goiamum, que entregou aos presentes cópia da Analise Crítica da Consulta Pública, realizada pelo site do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA), conforme recomendação do Ministério Público Estadual, emitida na Audiência Publica do Sítio Casarão e cópia do Projeto para criação do Parque Sítio Casarão. 


A explanação teve início com a exibição da matéria exibida em 1994, no Fantástico, da rede Globo e do vídeo que apresenta mais detalhes sobre as particularidades do casarão e condições em que se encontra hoje.

Na seqüência, Ádson expôs sua indignação com a situação de “invisibilidade” do Espírito Santo na Região Sudeste, a mais desenvolvida do país e justificou a importância em se preservar a área do Sítio Casarão para a sociedade, a cultura, o meio ambiente e o turismo “temos que aproveitar o potencial do Sítio Casarão, criando o parque onde nossos artistas poderão expor seus trabalhos, realizar oficinas e reiterar a nossa cultura, nossa identidade. Não será apenas um parque, mas sim um complexo que envolve áreas sociais importantes para nós, capixabas. A serra tem muitas áreas para serem ocupadas por empreendimentos imobiliários, porque logo aquela?” questionou.

Reiterou também o resultado da Consulta Pública, onde os cidadãos manifestaram indignação com a possível ocupação da área com o empreendimento imobiliário, rejeitando o projeto apresentado pela MRV Engenharia, defendendo a desapropriação total da área e a  criação do parque ou o seu aproveitando para o desenvolvimento do turismo.

Após ouvirem a explanação, o deputado Claudio Veneza lamentou a ocupação do Sítio, tendo em vista que a Serra, de fato, dispõe de áreas para esse tipo de empreendimento. Já o deputado Sandro Locutor, confirmou que se trata de uma área cercada de verde, envolvendo também questões de preservação ambiental e que, conforme disse o Deputado Claudio Vereza, devem buscar um diálogo com a prefeitura e secretários para uma solução e preservação do local.

O Deputado Gilsinho Lopes, que chegou a conhecer a área, acha importante que a Comissão realize uma visita técnica ao local.

Nós, cidadãos, que buscamos um Estado melhor, que acreditamos na força e na cultura do povo capixaba, assim como cariocas, mineiros, paulistas, goianos, baianos, sulistas... defendem a propagam a sua cultura e identidade, também lutamos para que a nossa seja reconhecida e projetada e que o interesse público, já manifestado no caso do Sítio Casarão, seja respeitado pelo Poder Público.

Não devemos aceitar a “invisibilidade” do povo capixaba na região mais desenvolvida desse país.

Um comentário:

Carlos Alcides disse...

Devemos estar sempre alerta para defender nossa terra e nossa cultura.
Nosso Estado sempre teve grande importância no desenvolvimento cultural e politico de nossa Nação.
Atc.
Carlos Alcides

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...