Nova demarcação leva Serra a ser a cidade mais populosa!
Município ganha mais 8,6 mil habitantes.
Após quase 40 anos de disputa, as prefeituras de Serra e Vitória chegaram a um acordo sobre o limite entre os dois municípios. Com a nova demarcação, Serra ganha mais 8,6 mil habitantes – antes contados pelo Censo do IBGE como moradores de Vitória – e passa a ser a cidade mais populosa do Estado, com mais de 417 mil habitantes.
Foram quase dois anos de negociações entre as equipes para viabilizar o protocolo de intenções, que será assinado às 14h, no auditório do Vitória Apart Hospital. O material seguirá depois para as Câmaras municipais e, após aprovação, vai para o governo do Estado e depois para a Assembléia Legislativa.
Com o acordo, fica inteiramente com Vitória a Reserva Ecológica do Lameirão, região de manguezal. Com a Serra ficam os bairros Boa Vista II, Eurico Salles, Hélio Ferraz, Conjunto Carapina, Bairro de Fátima e Carapebus, além do clube Aert 14. Na região das empresas – ArcelorMittal e Vale – fica mantida a divisa anterior.
O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, explicou que nenhum dos dois lados terá perda de receita. "O mais importante, porém, é a segurança jurídica que traz para empresas que estão se instalando na região", explicou. Cita como exemplo uma possível instalação do porto de águas profundas na região. "Com o acordo isso fica mais fácil", pontuou Vidigal.
João Coser, prefeito de Vitória, destacou que o novo limite não compromete o território de Vitória, já que as trocas de áreas são semelhantes. Mas tem a vantagem de pacificar as relações com os bairros. "São comunidades que vão agora estar com uma situação definida, clara", explicou Coser.
Outra vantagem da legalização dos limites é que os impostos depositados em juízo por algumas empresas, em decorrência da disputa, poderão ser resgatados pelos dois municípios.
Fonte: Gazeta On Line
MAS COMO TUDO COMEÇOU?
Litígio: fatos e Lei, ignorados. |
Sugestão de leitura:
“Limites Serra e Vitória Verdades ou Magias?!”
de Edilson Celestino Ferreira.
Descubra como começou essa história de Vitória se apropriar de um pedaço da Serra por conta, principalmente, dos impostos gerados pela Vale e CST.
Os únicos municípios, no Espírito Santo, que estavam em litígio de limite territorial eram Vitória e Serra.
Saiba como o “jeitinho” brasileiro driblou a Lei e manteve, durante anos, um golpe ambicioso ou será: “mágico”?
Saiba como o “jeitinho” brasileiro driblou a Lei e manteve, durante anos, um golpe ambicioso ou será: “mágico”?
Um comentário:
a onde compro esse livro ??
Postar um comentário