Você certamente
já brincou muito de "escravos de Jó", mas você sabe a origem e o
significado dessa cantiga?
"Escravos de Jó, jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zabelé ( ou Zé Pereira) ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá..."
Tira, bota, deixa o Zabelé ( ou Zé Pereira) ficar...
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá..."
Na verdade
existem controvérsias sobre o significado dessa cantiga e talvez a gente nunca venha
saber, de fato, o que existe nas entrelinhas desse jogo.
No entanto, as discussões sobre o assunto revelam que os
significados da letra e do jogo vão muito além de sua aparente inocência.
Controvérsias
Caxangá: Possui vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um
crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há
até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português,
de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa
'mata extensa'. Mas nada disso tem a ver com jogo e menos ainda com Jó,
o personagem bíblico que perdeu tudo o que tinha, menos a fé, não tinha escravos. Isso deixa os especialistas intrigados. 'Já
procurei caxangá, caxengá e caxingá, com 'x' e 'ch', e não encontrei
nada que fizesse sentido como um jogo', diz o etimologista Cláudio
Moreno. 'Se esse jogo existisse, seria quase impossível explicar como
ele passou despercebido por todos os antropólogos e etnólogos que
estudam nossas tradições populares.' O que pode ter ocorrido é uma
espécie de 'telefone sem fio': se originalmente o verso fosse 'juntavam
caxangá' ao invés de 'jogavam', poderíamos pensar em escravos pegando
siris em vez de em um jogo. Outra hipótese é que caxangá seja uma
expressão sem sentido, como 'a tonga da mironga do kabuletê', da canção
de Toquinho e Vinícius - as palavras separadas até têm sentido (são
vocábulos africanos), mas não com o significado que elas têm na música
O
jogo seria uma alusão a atitudes homossexuais de soldados durante a reclusão de
uma batalha. Em acampamentos militares espartanos, os soldados, para suprir a
falta de mulheres, faziam jogos sexuais.
"Estava eu tranquila lendo um livro quando me deparo com alguma
referência a paciência de Jó. Me lembrei quando um amigo tinha
perguntado o que tinha a ver a paciência de Jó com os escravos de Jó.
Evidentemente, fui tentar me informar sobre esse interessantíssimo assunto e descobri que a história da paciência de Jó é bíblica! As vezes me espanto como me crismei e não sei nada disso…
Resumidamente, Jó era um servo bom e fiel a Deus. Um dia o diabo lançou um desafio para Deus, dizendo que se ele tirasse tudo Jó tinha, ele não continuaria sendo um servo fiel. Deus aceitou o desafio e deixou que o diabo tirasse tudo de Jó, menos sua vida. E no final das contas o diabo se dá mal porque Jó mesmo todo fud*** continua fiel a Deus.
Final surpreendente não? Mas e os tais escravos de Jó? Que raios tem a ver com isso?
Aparentemente nada. Talvez a ligação mais próxima fosse da mãe desse Jó que tinha escravos, que queria que seu filho fosse paciente e lhe deu esse nome em homenagem a história bíblica.
O mistério continuava… quem seriam esses escravos? E o que raios seria esse Caxangá que eles jogavam? Algo equivalente a cartas? Dados? Jogo de tabuleiro? Em nova pesquisa descubro que os escravos eram grandes jogadores e que os Quilombos eram na verdade Cassinos disfarçados. Entre os jogos preferidos dos escravos estavam “Chibatada”, “O Tronco” e a “Grande Fuga”, este último criado pelo célebre jogador Zumbi dos Palmares.
E o que seria Zambelê? Seria o apelido de Zé Pereira? Por que algumas versões da música possuem esse nome? Teria Zambelê alguma coisa a ver com Zabelê (segundo o dicionário um pássaro)? E por que raios os escravos queriam que deixassem esse/isso ficar!?!?? Enfim, muito mistério em uma música só.
Segundo o Deus da minha religião (Google), a teoria mais aceita sobre a música dos “escravos de Jó”, é que ela é um ode ao homossexualismo.
“A cantiga viria dos acampamentos militares espartanos, famosos por incentivar namoros entre seus soldados, que assim lutariam com mais bravura. Esses soldados eram normalmente recrutados entre os escravos. Jó teria sido um famoso general, amante de Péricles numa das mais belas páginas da história antiga devido à rivalidade entre suas cidades. Ele escrevera alguns livros, hoje perdidos, estabelecendo a relação entre guerra e homossexualismo.
Evidentemente, fui tentar me informar sobre esse interessantíssimo assunto e descobri que a história da paciência de Jó é bíblica! As vezes me espanto como me crismei e não sei nada disso…
Resumidamente, Jó era um servo bom e fiel a Deus. Um dia o diabo lançou um desafio para Deus, dizendo que se ele tirasse tudo Jó tinha, ele não continuaria sendo um servo fiel. Deus aceitou o desafio e deixou que o diabo tirasse tudo de Jó, menos sua vida. E no final das contas o diabo se dá mal porque Jó mesmo todo fud*** continua fiel a Deus.
Final surpreendente não? Mas e os tais escravos de Jó? Que raios tem a ver com isso?
Aparentemente nada. Talvez a ligação mais próxima fosse da mãe desse Jó que tinha escravos, que queria que seu filho fosse paciente e lhe deu esse nome em homenagem a história bíblica.
O mistério continuava… quem seriam esses escravos? E o que raios seria esse Caxangá que eles jogavam? Algo equivalente a cartas? Dados? Jogo de tabuleiro? Em nova pesquisa descubro que os escravos eram grandes jogadores e que os Quilombos eram na verdade Cassinos disfarçados. Entre os jogos preferidos dos escravos estavam “Chibatada”, “O Tronco” e a “Grande Fuga”, este último criado pelo célebre jogador Zumbi dos Palmares.
E o que seria Zambelê? Seria o apelido de Zé Pereira? Por que algumas versões da música possuem esse nome? Teria Zambelê alguma coisa a ver com Zabelê (segundo o dicionário um pássaro)? E por que raios os escravos queriam que deixassem esse/isso ficar!?!?? Enfim, muito mistério em uma música só.
Segundo o Deus da minha religião (Google), a teoria mais aceita sobre a música dos “escravos de Jó”, é que ela é um ode ao homossexualismo.
“A cantiga viria dos acampamentos militares espartanos, famosos por incentivar namoros entre seus soldados, que assim lutariam com mais bravura. Esses soldados eram normalmente recrutados entre os escravos. Jó teria sido um famoso general, amante de Péricles numa das mais belas páginas da história antiga devido à rivalidade entre suas cidades. Ele escrevera alguns livros, hoje perdidos, estabelecendo a relação entre guerra e homossexualismo.
“O verso Escravos de Jó jogavam caxangá significava que os escravos
sexuais de Jó faziam brincadeiras entre eles. Caxangá, em grego vulgar
arcaico, era uma dança sensual, vinda da Turquia, em que os órgãos
sexuais dos dançarinos se tocavam.” Ou seja, além de Cassinos os
Quilombos eram aspirantes à “Casas da Luz Vermelha”.
“Tira, bota deixa o zambelê (ou Zé Pereira) ficar - referência clara à penetração e à necessária permissão da parte passiva.” Lembrando que zabelê é um pássaro e que o membro necessário a penetração é comumente associado a nomes de pássaros, como por exemplo o filho da galinha.
“Guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-zá — novamente, referências aos jogos sexuais; aqui está configurada uma orgia, realizada alegremente nos acampamentos dos valorosos espartanos.” Já nessa parte eu discordo, associando o zig-zig-zá não à um jogo mas sim ao movimento realizado pelos escravos no momento do ato." (Fonte: clique AQUI)
“Tira, bota deixa o zambelê (ou Zé Pereira) ficar - referência clara à penetração e à necessária permissão da parte passiva.” Lembrando que zabelê é um pássaro e que o membro necessário a penetração é comumente associado a nomes de pássaros, como por exemplo o filho da galinha.
“Guerreiros com guerreiros fazem zig-zig-zá — novamente, referências aos jogos sexuais; aqui está configurada uma orgia, realizada alegremente nos acampamentos dos valorosos espartanos.” Já nessa parte eu discordo, associando o zig-zig-zá não à um jogo mas sim ao movimento realizado pelos escravos no momento do ato." (Fonte: clique AQUI)
2. Corruptela da letra
A
letra do jogo fazia alusão aos escravos que juntavam caxangá (uma espécie de
crustáceo).
Mas a revista Superinteressante
diz isso:
Jó
não tinha escravos e ninguém joga caxangá.
Qual
a origem e o significado da cantiga Escravos de Jó?
Eis
aí um mistério. A folclorista Fernanda Macruz, do Museu do Folclore, em São
Paulo, passou cinco anos pesquisando o tema e não chegou a uma conclusão. Dos
120 jogos que estudei, esse foi o único cuja origem não descobri, lamenta. A
brincadeira é simples: consiste em bater um objeto na mesa a cada sílaba da
música e passá-lo para a pessoa ao lado na roda. Mas a letra é uma salada. O Jó
citado é o personagem do Antigo Testamento que foi posto à prova por Deus e
perdeu tudo o que tinha, exceto a fé. Só que o livro sagrado não diz em nenhum
momento que o paciente Jó tivesse escravos. E, mesmo se tivesse, eles
certamente não jogavam caxangá, que não é jogo nenhum. A palavra pode vir do
tupi caa çanga, que significa reunião de rezadores, intriga-se Fernanda.
Aparentemente, a letra foi tão modificada pelo tempo que perdeu o sentido. Em
tempo: ninguém faz idéia de quem seja o Zé Pereira.
(Fonte: origem,clique AQUI!)
(Fonte: origem,clique AQUI!)
23 comentários:
Putz, é a coisa mais ridícula qie já li...se o significado fosse devido a " ESPARTANOS" HAVERIA VERSÕES DESTA CANTIGA EM INÚMERAS OUTRAS LINGUAS... ODE AO HOMOSSEXUALISMO LKKKK NÃO FORÇA!!...
Achei muito interessante e criativas as conclusões que não chegaram a lugar algum e continuei na dúvida cruel sem saber de onde veio e qual o sentido desse jogo mas me diverti muito lendo.
Eu tenho uma versão diferente dessa. na pedagógica Grio, os ancestrais contam que, reuniam se uma roda de escravos e cantavam e brincavam de escravos de Jó. Os barões do café, ficavam encantados ao ver o jogo. Os escravos, batiam cajados no chão e na hora de fazer o "zig...zig... za, um escravo fugia para os quilombos sem que ninguém desse conta. Acho que é uma versão melhor que essas.
Agradecemos a sua contribuição e comentário, con ciência.
Guerreiro nagô se jogam em caçanga
No que concerne a "escravos (servos e servaa) de Jó", o Velho Testamento no Livro de Jó Capítulo 1, versículo 3 relata que ele era o homem mais rico do Oriente Médio, ou seja, da face da Terra.
《Tinha também muitos servos a seu serviço. Era o homem mais rico entre todos os habitantes do Oriente de sua época.》
Quanto aos versos seguintes da cantiga, não traço nenhum paralelo e nem a idiotice quanto a "troca-troca" entre soldados espartanos.
Dentro do mesmo diapasão, Deus autorizou ao diabo que arracasse tudo de Jó (filhos,riquezas, saúde e etc) só não permitiu que tirasse sua vida. Após isso, Deus devolveu a Jó o dobro de tudo que ele tinha, inclusive os filhos com a mesma mulher. O ensinamento que poderia tirar dessa história é que Deus não apostou nada com o diabo, seria trapacear a aposta, pois Deus é Onisciente sabia que Jó jamais iria se levantar contra Ele, a moral da história é que além de mentiroso o diabo é burro!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Gostei. Obrigado
O que eu discerni sobre o significado de Caá-Çangá, é que, na época da escravidão, os escravos associaram à iamgem de Jó (Homem rico, muitos servos) os donos de fazendas e engenhos e etc. Os "guerreiros" seriam escravos fugitivos, que adentrariam a mata em zig-zag, para despistar os capitães-do-mato. É a única explicação que eu consigo pensar.
Agradecemos as visitas e manifestações deixadas aqui.
Todos (visitantes)e todas (manifestações) bem vindos!
Também conheço está mesma história que você explicou, faz mais sentido!
Explicação ridícula, recomendo estudar mais história e bíblia. Partes muito bem inventadas, principalmente sobre as orgias, penetração e toque entre órgãos genitais.... kkkk
A explicação pode não ter sido boa e nem ter feito sentido porem não li nada inventado, também te recomendo estudar mais
Muito interessante
Essa música deve ter origem no candomblé africano.
Muito interessante essa ideia. Talvez não se tratasse de um jogo, mas de informar aos cativos de maneira cifrada, que aconteceria uma fuga.
Pra mim, assim como a capoeira, que era uma forma de disfarce para que os escravos treinadas sua luta, Escravo se Jo era na verdade um plano de fulga disfarçado de brincadeira. Escravos de Jo, provavelmente o dono jogavam caxanga, que em tupi mata extensa, eles iam tudo e pela mata,deixa o Ze Pereira, Sobrenome Português talvez do capitão do Mato. José Pereira ficar.Tira,bota ficar. distraí-lo. guerreiros com guerreiros fazem Zig Zig za.Guerreiros eram afamados os escravos fugitivos e iam para os quilombos, os quirambolas. Eles corriam em Zig Zig za para despistar o capitão do Mato pela mata extensa ou Caxanga.Pra mim faz mais sentidos. Lembrando que a brincadeira eram com pedras se movimentando de um lado para o outro como se fossem pessoas. Pra mim era um plano de fulga pela mata. E o José Pereira não ia partir e sim ficar.
A musica "os escravos de Jó..." é muito parecida com o tema musical do filme : O segredo de Santa Vitória. será uma música italiana e não folclórica brasileira?
Concordo: ridículo! Se eu fiquei chocada, imagina uma criança lendo isso! Impublicável!
Eu sempre achei suspeita essa cantiga
Tudo que não vem dos céus, vêm de satanás. Então, tudo, que é do mundo é pecaminoso. Tomem cuidado!
Isso é espiritual, não levem isso para nossas crianças.
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