Alemães desenvolvem um projeto revolucionário de elevadores sem cabos.
A empresa ThyssenKrupp apresentou hoje (27), em Essen, Alemanha, a nova tecnologia de elevadores Multi, aparentemente um marco revolucionário na indústria e que vai mudar a maneira como as pessoas se movem nos edifícios.
Atualmente, a maioria dos elevadores utiliza sistemas de eixos
verticais, com apenas uma cabine por poço, o que representa uma grande
limitação para a indústria da construção civil. O sistema convencional
de elevadores também restringe a capacidade de locomoção das pessoas e
ocupa espaço excessivo nas construções.
O primeiro passo da companhia para resolver essas questões aconteceu
em 2002, com o lançamento do sistema de elevadores Twin, que oferece
duas cabinas por poço e aumenta a capacidade de transporte, além de
possibilitar a redução do uso de áreas construídas em até 30%. Agora
ela está lançando a tecnologia Multi, que permite a incorporação de até
16 cabinas de elevador por poço, rodando em loop — movimento único
circular.
Cabines verticais e horizontais
A ThyssenKrupp desenvolveu um sistema de motores lineares nas
cabinas, transformando os elevadores convencionais em sistemas verticais
semelhantes ao do metrô. A tecnologia aumenta a capacidade e a
eficiência de transporte, reduzindo a ocupação de área útil e o consumo
de energia nos edifícios.
Também permite o deslocamento de várias cabines nos sentidos vertical
e horizontal num mesmo poço, o que possibilitará projetos
arquitetônicos com alturas, formas e objetivos nunca antes imaginados.
Ou seja, o projeto não ficará mais limitado pela altura ou alinhamento
do poço do elevador, abrindo novas possibilidades aos arquitetos.
A análise dos sistemas convencionais de elevadores pode ser comparada
ao uso de uma linha ferroviária entre duas cidades, operando com um
único trem, ou seja, um grande desperdício de recursos. Ao combinar
tecnologia de ponta com o conceito de operação simplificado e
conveniência para o uso de passageiros, o sistema Multi da ThyssenKrupp vai transformar em realidade a ideia de se ter um número flexível de
cabinas por eixo.
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FONTE: TECMUNDO