Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

quarta-feira, 27 de abril de 2016

ENCONTRO COM O AUTOR: SOBRE LINHAS EDITORIAIS DE...

https://www.facebook.com/events/1686431798275951/

SINOPSE
 
A constituição do sistema literário no ES foi sempre um objeto de discussão e de polêmica, ainda que restrita aos ambientes das academias (a universitária e a literária). A Literatura, temos hoje uma razoável consciência disso, age não apenas sobre o domínio da beleza, mas também se projeta sobre os sujeitos, sobre as pessoas até ao ponte de interferir até mesmo na constituição de suas identidades.

O trabalho editorial (que não deve ser confundido com o trabalho autoral) envolve considerações não apenas sobre a viabilidade comercial de uma obra, ou a proposta de cada autor em particular. A ação editorial busca também projetar, refletir e dialogar questões que fazem parte de agendas mais amplas, as agendas das instituições e as agendas dos leitores.

O Estado do Espírito Santo conta com uma população de aproximadamente três milhões e meio de pessoas. Essas pessoas não apenas são uma massa de consumo para a produção editorial, ou melhor: a Literatura não deve ser pensada apenas como uma forma de entretenimento ou uma ferramenta educacional. A Literatura tem -- ela pode ter -- um papel importante na constituição de formações identitárias, de percepções, de visões de mundo.

Projetos editoriais devem considerar diversos aspectos: senso de oportunidade, viabilidade comercial, estímulos e fomentos institucionais. Nesta palestra, será feita uma caracterização de projetos editoriais de interesse acadêmico e literário, particularmente no campo da Literatura e suas áreas afins, e especificamente no âmbito local da manifestação literária, o da "Literatura produzida no ES". Serão feitos comentários e sugestões sobre encaminhamentos de projetos para chamadas públicas. Ao final da palestra, serão feitos esclarecimentos sobre formas de participação acadêmica e cultural no Neples - Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do ES.

PÚBLICO DE INTERESSE
 
Acadêmicos, estudantes e professores universitários, profissionais interessados em atuar em segmentos editoriais de interesse literário.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...