Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

sábado, 21 de maio de 2016

SÃO TOMÉ: VER E TOCAR, PARA CRER!

Recentemente citei Tomé em uma postagem e considerei relevante a possibilidade de fazer uma nova postagem sobre ele.

Todo mundo já ouviu falar no apóstolo São Tomé, aquele que só acreditava vendo. Aliás, foi por causa da sua incredulidade, ao saber que Jesus Cristo tinha ressuscitado que esse santo entrou para a história e tornou-se autor de um famoso dito popular: “sou igual a São Tomé, só acredito vendo!”.

Quando Tomé recebeu a notícia da ressurreição de Cristo, disse:

“Se não ver nas suas mãos o sinal dos pregos, não puser o meu dedo no lugar dos pregos e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!”

Bem, com essa frase o santo virou símbolo do ceticismo e percebemos em sua fala que não bastava só ver, era preciso tocar, também.

São Tomé virou nome de cidades, bairros, escolas, instituições... e o que muita gente não sabe é que ele também é considerado o padroeiro dos arquitetos e pedreiros, comemorado no dia 3 de julho. Mas esses profissionais não contam somente com a proteção de São Tomé. Quando se fala em construção civil, no Brasil, outro santo, bem mais contemporâneo, também assume o apadrinhamento: Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, que é comemorado no dia 25 de outubro. Segundo consta, Frei Galvão foi um excelente arquiteto, pedreiro e mestre de obras. Suas obras mais conhecidas são: Igreja do Mosteiro da Luz e a capela do Largo de São Francisco, em São Paulo.

Bem, os profissionais, que tem em sua função a responsabilidade de edificar, sem dúvidas e com muitas certezas, estruturas suntuosas, sólidas e altivas estão bem protegidos.

Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...