Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

domingo, 28 de junho de 2015

QUE TAL COMER UMA, PEIXECA DE POLACA?


Nem Moqueca, nem Peixada: é Peixeca, mesmo!!!
Todos conhecemos a rivalidade existente entre a Bahia e o Espírito Santo de quem faz a melhor moqueca: seria essa a baiana ou a capixaba?

Não entraremos aqui nessa discussão, tendo em vista que a disputa não envolve apenas sabores mas todo um contexto social: tradição, cultura... Segundo a Wikipédia a moqueca (do quimbundo mu'keka) ou poqueca (do tupi po'keka) é um cozido típico da culinária brasileira, especialmente dos estados do Espírito Santo, Bahia e Pará e que pode ser preparado com peixe, marisco, galinha, ovo etc.

E você sabe qual a diferença entre moqueca, peixada e caldeirada? Bem, isso eu não sei. Meu amadorismo gastronômico me confere especialidade apenas no que chamo de Peixeca e outros pratos típicos, comuns nas c
cozinhas brasileiras e sem restrições e preconceitos.

Em geral, para se fazer uma boa moqueca de peixe utiliza-se o badejo ou o robalo. No entanto, para fazermos uma deliciosa Peixeca optamos pela Polaca (ou Gadidae, peixe da família dos bacalhaus). 
Preparar uma Peixeca é bem simples: além da Polaca, precisaremos de: tomate, pimentão, cebola, limão, alho, tempero verde, sal, açúcar e vinho seco. As medidas são a gosto, isso mesmo: você livre, leve e solto, sem restrições e preconceitos, para fazer a Peixeca do jeito que você desejar!

O açúcar surgiu na receita por acidente. Quando criei essa iguaria confundi com o sal e, antes de colocar a segunda pitada, tive a sorte de provar e detectar o erro. Sorte minha, se não teria saído um doce de peixe. Já o vinho seco é para dar um toque mais sofisticado ao prato. Frescura mesmo!

Para preparar a Peixeca aconselho o uso de uma verdadeira panela de barro capixaba. Para quem não sabe, o ofício das Paneleiras de Goiabeiras (Goiabeiras é um bairro localizado em Vitória, no Espírito Santo, próximo ao aeroporto), foi o primeiro bem registrado como patrimônio imaterial e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2000; agraciado com o Prêmio Top 100 de Artesanato, em 2006, pelo Sebrae; e reconhecido como Boas Práticas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Chic, não?

Bem, munido de uma legitima panela de barro capixaba forre o seu fundo com uma camada de cebola picada, depois outra de tomate e uma terceira de pimentões coloridos. 


Coloque as fatias de polaca (antes, dê um banho nelas com suco de limão) e jogue por cima delas mais um pouco de cebola picada, tomate e pimentão. Para terminar, adicione uma pitadinha de açúcar (usei, equivocadamente, o refinado), depois o sal, o tempero verde e pimenta calabresa a gosto. Tape a panela e deixe cozinhar sem exagero, para não dissolver a polaca.

Bem, Para acompanhar a nossa Peixeca de Polaca, um arroz branco soltinho (claro que isso não sei fazer) mas o grudado também é um ótimo acompanhante. Isso sim é cozinha sem restrições e preconceitos, certo?
Bon appétit!

Um comentário:

Joaninha disse...

Ah sim, algo que descobri sem querer é como o arroz ficar soltinho semmmmmpre. Te mandarei por email. Não o arroz mas sim a receita. Risos

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...