Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

INCÊNDIO DESTRÓI PARTE DO SÍTIO CASARÃO!

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 6h30 e controlou o fogo, mas continua no local realizando rescaldo para prevenir novos focos de incêndio.

Gazeta On Line

Autor: Wing Costa | wbertulani@redegazeta.com.br

Foto: Internauta Ibere Sassi | Via WhatsApp


Um incêndio de grandes proporções consumiu parte de um local histórico conhecido como Sítio Casarão, em balneário de Carapebus, na Serra. O fogo, que começou na noite desta segunda-feira (24), foi controlado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta terça (25).
No momento, equipes fazem o rescaldo no local para evitar novos focos de incêndio. A Defesa Civil do município foi acionada para avaliar as condições estruturais do casarão. A ocorrência está em andamento.
Iberê Sassi, de 67 anos, diretor do Instituto Goiamum, órgão que assumiu recentemente a responsabilidade pelo sítio histórico, disse que nesta segunda-feira encontrou mais de 20 pessoas depredando e furtando partes do local.
"Chegamos nesta segunda-feira e vimos essa situação absurda. Chamamos a polícia e espantamos as pessoas, mas por conta disso acredito que colocaram fogo aqui. Preservamos para a própria comunidade e encontramos essas dificuldades. É triste", conclui. 



Blog Sítio Casarão 
Por Ádson Lima

Os cidadãos, serranos ou não, que acompanham nossa luta e que participaram das diversas ações que realizamos em defesa desse patrimônio, reiteram a indignação que sempre esteve presente: o descaso do poder público que, mesmo sabendo que habitamos um dos municípios mais violentos desse país, nunca creditaram interesse em nossa causa que propõe transformar esse espaço em um Parque Urbano Social, Cultural, Ambiental e Turístico, possibilitando, para as comunidades em seu entorno, mais oportunidades, possibilidades e, até mesmo, qualidade de vida para os moradores. É lamentável que, enquanto alguns lutam para o bem, outros se empenharam em promover o mal. Fizemos e continuaremos a fazer a nossa parte. Acreditamos que quando lutamos pelo bem, não existe derrota pois Deus sabe o que faz e nós buscamos fazer o que ele, por meio de seu filho, nos ensinou. 

OS RESULTADOS DA NOSSA LUTA...

Quando tomamos conhecimento de que o Casarão seria destruído, para dar lugar a construção de um condomínio residencial, iniciamos a luta em defesa desse espaço. Na época ele estava em bom estado de preservação e a sua recuperação não seria tão difícil.

Muitos cidadãos, até mesmo de outros municípios, estados e países, manifestaram apoio. 

Conseguimos então, durante nossa jornada em defesa desse patrimono:

1) Realização de uma Audiência Pública, pelo Ministério Público Estadual, onde cidadãos presentes defenderam a sua preservação; 

2) Consulta Pública (inédita), via site do IEMA, onde todos manifestaram apoio e defasa a preservação e criação do Parque Urbano Social, Cultural, Ambiental e Turístico Sítio Casarão, proposto desde o inicio da luta; 

3) Várias defesas nos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura e no Conselho de Cultura da Assembleia Legislativa; 

4) Reuniões com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento e de Cultura; 

5) Reunião com o com o Vice Governador, Givaldo e outras diversas com assessores dos prefeitos (da gestão atual e anterior); c

6) Conseguimos garantir como prioridade para investimento, no Orçamento Estadual para 2014 e 2015, a construção de espaços culturais nos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória; 

7) Realizamos diversas ações, no local, de conscientização e divulgação da luta; 

8) Cobertura da mídia (Telejornais, Rádio, Internet)...

9) Conseguimos que o Casarão fosse incluído no PDM do município como "imóvel arquitetônico de interesse de preservação do município"; com grau de descaracterização, na época, considerado "pequeno";

10) Que não fosse demolido pela MRV. Essa, ofereceu para a prefeitura a doação do Casarão e, nas duas gestões, nenhum interesse foi manifestado com a desculpa de que o segundo município mais rico do estado não tem verba para assumi-lo e, dessa forma, a doação foi recomendada para o Instituto Goiamum que, sem condições, busca recursos para recupera-lo e criar o parque proposto e defendido pelos munícipes e cidadãos que apoiam a causa. 

Juntos, nós, Amigos Voluntários do Sítio Casarão, conseguimos chegar até aqui, pois juntos somos mais fortes, embora ainda a nossa força não seja suficiente para despertar a atenção, consistência e respeito do poder público ao interesse público manifestado.

 

Um comentário:

Joaninha disse...

Imagino como você tenha se sentido diante de uma notícia desta...sinto muito por você e por todos que lutaram e lutam tanto para que o Sitio seja um local onde toda a família possa desfrutar de uma cultura de qualidade em um espaço tão bacana quanto este. Vocês conseguirão, o Bem há de prevalecer. Força aí!!!

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...