Mistérios e Segredos do Sítio Casarão

Mystery and Secrets of the ranch townhouse

terça-feira, 6 de maio de 2014

VIANA X PEDRA DOS VENTOS: O PASSEIO!


Foto: Everton Dos Santos Gonçalves
No último dia 04 (domingo), participamos da Caminhada das Montanhas: Viana X Pedra dos Ventos que reuniu cerca de 120 trilheiros. O percurso é de nível fácil a médio e dura de 5 a 7h, com paradas para descanso, muitas fotos e banho.


Seguindo as recomendações do evento, partimos às 5h para Viana, um dos sete municípios que formam a Região Metropolitana da Grande Vitoria. Como o retorno da caminhada seria de ônibus, deixamos o carro na Praça da Prefeitura, localizada as margens da BR 262, e seguimos, a pé, até a concentração, no ponto final de Viana.   




Com horário de partida previsto para às 7h30, a caminhada só teve início às 8h, após o registro fotográfico do grupo de andarilhos. 


O percurso da caminhada foi de 18 km, seguindo a linha férrea, que foi construída como parte da ferrovia que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. 

A Estação Ferroviária de Viana, inaugurada em 1895, é o ponto de partida da Litorina, mais conhecida como o “Trem das Montanhas Capixaba” e que faz um roteiro turístico de 25 km passando por outras três estações, indo até Araguaia, em Marechal Floriano


A Litorina parte aos sábados e domingos, sempre às 10h30 e nesse dia não tivemos o privilégio de registrá-la, pois não circulou. Porém, ao longo da caminhada, não faltaram paisagens belíssimas para fotografarmos: rios, cachoeiras, represa, pastagens, parte da Mata Atlântica e os temidos pontilhões. 


A caminhada terminou na BR 262, um pouco antes da Águas Ingá, já em Domingos Martins, onde embarcamos em um ônibus da Águia Branca, retornando para Viana. 


O passeio foi agradável e divertido e a turma de
trilheiros super animada. 


Valeu galera da organização! 



SOBRE VIANA.


Viana é o terceiro maior município em extensão territorial e possui localização privilegiada e, por isso, adotou o slogan “O Brasil passa por aqui”, tendo em vista que é cortado por duas das principais rodovias brasileiras: BR 101 e 262. Com 60%
de área rural, a sua produção agropecuária especialmente a banana, o café e o gado, abastecem parte do mercado consumidor da Grande Vitória, mas a economia do município tem como principais bases de sustentação a indústria, o comércio e os serviços. Estão instaladas na região sete das 150 maiores empresas do Estado. O setor industrial representa cerca de 40% do PIB do município.

O TREM DAS MONTANHAS CAPIXABA.
Empreendedores dos segmentos turístico de Alfredo Chaves e representantes da Secretaria de Estado de Turismo, Sebrae, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Secretaria Municipal de Turismo e a empresa Serra Verde Express levarão o trem das montanhas até à Estação Ferroviária de Mathilde, em Alfredo Chaves. A extensão do trajeto foi anunciada para o próximo dia 10 de maio.

Conforme informações da Secretaria de Turismo, os usuários do trem das montanhas poderão apreciar na parada em Matilde, a cachoeira Engenheiro Reeve, o Túnel de Matilde, a centenária estação, além das pousadas, restaurantes e sítios da agroindústria.

O Trem das Montanhas Capixabas, administrado pela empresa Serra Verde Express, parte de Viana passando por Domingos Martins e Marechal Floriano. A Litorina, com capacidade para até 56
passageiros, circula todos os fins de semana e feriados, em dois horários, em trajetos de ida e volta. Conforme informações, o trajeto oferece inúmeros atrativos, desde a paisagem, passando pela história e cultura, até práticas de ecoturismo e esportes radicais.
 
A LITORINA SUBINDO AS MONTANHAS.


O pequeno trecho ferroviário que integra a malha Centro-Leste - sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – se eleva, a partir de Viana, de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar até cerca de 550 metros em aclive brusco ao chegar em seu ponto final, estação de Mathilde, em Alfredo Chaves. A trajetória oferece paisagens entre pontes, túneis, abismos e cachoeiras que brotam do trecho de Mata Atlântica.
 
Serviço:
 
LITORINA - TREM DAS MONTANHAS CAPIXABA Veículo com motorização própria, janelas panorâmicas e ar refrigerado. Serviço de bordo com água e refrigerante, kit lanche diferenciado e guia.
Capacidade total: 56 passageiros - 1 vagão
Contato: Vitória - ES
Fone: (27) 2123-0229
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 451 - sala 1010 - 29056-900
E-mail: vitoria@serraverdeexpress.com.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta: 9h às 18h30






Nenhum comentário:

POSTAGENS RELACIONADAS...

É BOM! É LEGAL! É SOCIAL!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...